Pet & Tea: Chás, Bolos e… Gatos

Pudim, Sugar Piu, Pipoca e Ginger. São estes os anfitriões do Pet & Tea, o único cat café do país, que abriu em Coimbra em Março de 2017.

0
1993

Situado em plena baixa da cidade dos estudantes, este é um espaço para os amantes de gatos mas não só. Aqui, a entrada faz-se pela parte da pastelaria, onde a atenção vai para os bolos, cupcakes, brigadeiros e outros doces caseiros, feitos com carinho e dedicação por Mariana Pereira, a jovem de 24 anos, mentora do negócio.

Embora tenha nascido no Algarve, foi em Coimbra que estudou Artes e Design e foi nesta cidade que acabou por decidir ficar. A paixão pela pastelaria existe há muito e foi por isso que surgiu a ideia de abraçar este projecto. “Sempre quis ter uma cafetaria porque adoro fazer doces. Sou uma autodidata nesse campo. Como tinha uma amiga que gostava muito de gatos e estávamos ambas desempregas optei por juntar estas duas paixões”, partilha
Mariana.

A amiga é Márcia Cardoso, que durante anos trabalhou na área da hotelaria e restauração, inclusive na Quinta das Lágrimas. Actualmente, Mariana e Márcia trabalham lado a lado, unidas pela mesma paixão: os animais. “Sempre estive ligada à proteção animal e ao voluntariado, como tal, isto era um projecto que já me tinha passado pela cabeça. Quando a Mariana me convidou, eu frisei que não tinha capital para investir mas que poderia contar com a minha ajuda”, explica Márcia, à Miau Magazine.

Numa sala ao lado da zona de pastelaria e café, a tarde é, mais uma vez, de descanso. Entre sonecas e brincadeiras, o ambiente é de calma e muito, muito amor felino. É nessa sala que “habitam” os quatro gatos residentes da Pet & Tea mas também todos os outros que temporariamente por lá passam, até serem adoptados e partirem com uma nova família. “Os gatos chegam-nos de várias associações com as quais fazemos parceria, como é o caso do Canil Municipal de Coimbra, da Sourepatas, da Agir pelos Animais e da 2mãos4patas. Vêm vacinados, desparasitados e prontos para ser adoptados”, explica.

Quando sair pode fazer uso dos rolos-anti pêlo e vários higienizantes disponíveis. A limpeza e higiene são sempre oferta da casa.

Com uma área de 300 m2, o Pet & Tea inclui três salas, a zona de pastelaria, uma zona de leitura intermédia, e a sala dos gatos, o único local onde a entrada é paga. Assim, por um valor de 5 euros para adultos e 3,5 euros para crianças até aos 12 anos, as pessoas têm direito (e o prazer) de estar com os amigos de quatro patas e a uma bebida, entre a variada carta que inclui desde batidos de fruta a cappuccinos deliciosos, passando por smoothies, e, claro, chás artesanais.
Na sala dos gatos entreténs é o que não falta. Assim, pode relaxar enquanto presenteia um dos animais com festinhas, ler um livro, ou simplesmente divertir-se com os mais “ariscos”, utilizando os muitos brinquedos que estão à disposição.

Já na zona de cafetaria são várias as sugestões caseiras. Aos almoços existem dois menus com tudo incluído. O mais caro custa 7,50€ e junta sopa, entrada, prato, bebida e café. Nos pratos há sempre opções vegetarianas e sem glúten. O outro menu fica a 5 euros e vem com uma sandes. De há uns meses para cá, o Pet & Tea inclui ainda uma mostra de peças de arte e de artesanato de vários artistas, assim como uma zona dedicada a acessórios e alimentos para animais e uma sala de leitura, separada por um vidro da
sala dos gatos. Com marcação antecipada fazem ainda jantares e almoços de grupo e recebem eventos

Um sítio que prima pela diferença

Encontrar um sítio para fixar a Pet & Tea foi um dos desafios mais difíceis. “Queríamos que fosse em Coimbra – a cidade que nos ‘adoptou’ – mas quando começámos a procurar sítios para arrendar com estas dimensões percebemos o quão difícil seria”. A solução acabou por ser encontrada em plena Baixa conimbricense (Rua João Cabreira), “uma zona onde infelizmente não passa muita gente, mas que brevemente, segundo a Câmara Municipal, vai ser reabilitada”.

Para o investimento, Mariana Pereira contou com algum financiamento do IEFP. “Depois de saber que tinha capital, seguiram-se meses e meses de pesquisas e de pedidos de licenças, uma vez que é um negócio que envolve comida e animais e que necessita de muita burocracia e de um cuidado especial por parte de várias entidades”.
Jovens e a fervilhar de ideias, Márcia e Mariana referem que a loja foi criada de raiz. “Desde a decoração, à estrutura, passando pelo logótipo… Fomos nós que escolhemos tudo”.

Cerca de um ano após a abertura de portas da Pet & Tea, o balanço é positivo. “Enquanto a zona não for reabilitada estamos condicionados mas temos vindo a crescer
devagarinho”. Quanto ao tipo de clientes, Mariana refere que é diversificado. “Temos muitos turistas que passam e acabam por entrar, porque já conhecem o conceito de outros países, mas temos também pessoas daqui que não têm gatos mas que gostam de vir conviver com eles ou apenas provar um dos nossos bolos ou chás”, partilha.

A função de ajudar os animais não tem sido esquecida. “Já foram adoptados várias dezenas de gatos aqui, o que nos enche de satisfação mas também de saudades, nalguns casos”, diz-nos Márcia, explicando que “custa sempre despedirmo-nos deles, mas sabemos que vão ser felizes e ter uma família, e que cumprimos a nossa missão”.

O Pet & Tea está na Rua João Cabreira, n.º 4, e Coimbra e, se quiser, pode ligar para o n.º 239 152 679

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome