Decorre este fim de semana o XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro

O evento é já uma referência no setor em toda a Península Ibérica. Para esta edição são esperados cerca de 2.500 profissionais, entre médicos veterinários e enfermeiros veterinários, com quem vão ser partilhados os conhecimentos mais atuais a nível mundial sobre saúde animal.

0
259

O Hospital Veterinário Montenegro realiza este fim de semana o seu XIV Congresso do Hospital Veterinário Montenegro no Europarque de Santa Maria da Feira.

Este ano o congresso terá como tema “Neurologia” e conta uma vez mais com a presença de oradores nacionais e internacionais, dos quais se destaca o Dr. Sergio Rodenas do Hospital Veterinário Valencia Sur – Espanha, o Dr. Ronaldo Casimiro da Costa da Universidade Estadual de Ohio – EUA, a Dra. Raquel Trevail do Southern Counties Veterinary Specialists – Inglaterra e o Dr. Holger Volk do Royal Veterinary College – Inglaterra, entre outros oradores nacionais e internacionais.

Como novidades, foi instalada a Sala de Exóticos, a Sala de Comportamento e a Masterclass de Neurologia.

Decorrerá também o VIII Congresso de Enfermagem Veterinária do Hospital Veterinário Montenegro, a Sala de Gestão e a Sala Interativa, “na qual se pretende a colocação de questões aos oradores e participação em questionários interativos” adianta a página oficial do evento.

Causa solidária

Este ano, o evento vai contar com uma sala com capacidade para 100 pessoas, por forma a ministrar formação específica sobre emergência e socorro em animais de companhia a Bombeiros e a socorristas da proteção civil e outros socorristas. Pretende-se promover a divulgação desta área de importância crescente junto de públicos cada vez cada vez mais vastos e interessados. “O objetivo principal será instruir o maior número destes profissionais e socorristas da sociedade, pois são os primeiros a prestar cuidados às populações e salvar ou minimizar o sofrimento, quer das pessoas, quer dos animais” conforme vem referido na página oficial do evento que este ano conta com a atribuição de um valor “Causa Solidária”, no âmbito da qual 20 % do valor das inscrições no Congresso reverterão para a proteção individual (EPI).

Pela primeira vez durante o Congresso do Hospital Veterinário Montenegro existirá uma sala afeta ao tema Comportamento, destinada a profissionais com especial interesse em Comportamento de Animais de Companhia e com conhecimentos da área.

O evento é já uma referência para profissionais veterinários em toda a Península Ibérica. “Todos os anos trazemos os melhores do mundo para nos trazerem as novidades e partilhamos tudo isso com cerca de 2.500 profissionais – médicos veterinários e enfermeiros veterinários – que seguramente, logo na segunda feira seguinte, estarão mais capacitados e mais preparados para cuidar melhor dos animais” refere Luís Montenegro, médico veterinário e Diretor Clínico do Hospital Veterinário Montenegro, em entrevista à RTV a que tivemos acesso.

Novas tendências de alimentação: o que são e o que podemos esperar delas

Será este o tema que Marta Hervera irá apresentar no Congresso. Médica Veterinária e especialista em nutrição animal, Marta Hervera explicou, numa entrevista exclusiva à Miau Magazine que poderá ler na próxima edição, algumas das principais tendências na alimentação animal e os seus riscos e benefícios. Este será um dos temas em destaque na sessão de Sábado do programa do XIV Congresso do Hospital Veterinário Montenegro.

Gonçalo da Graça Pereira também será um dos oradores convidados para falar das “Estratégias para melhorar a cognição: conseguiremos parar o envelhecimento?”. Gonçalo Pereira é Diretor Científico-Pedagógico do Centro para o Conhecimento Animal e Presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM). Na sala afeta ao tema “Comportamento”, este especialista em comportamento animal irá apresentar os temas “Consulta do cachorro: ferramentas para a vida”, “Dominância no Cão: Mito ou Realidade?” e “Gestão de uma casa com vários gatos”.

 

Página oficial do evento:

https://congressohvm.com

 

Luís Montenegro, Médico Veterinário e Diretor Clínico do Hospital Veterinário Montenegro, em entrevista à RTV:

 

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome