Entre profissionais veterinários e bombeiros, o Congresso Montenegro recebeu mais de 2.400 pessoas

O evento é já uma referência no setor em toda a Península Ibérica e, nesta edição, recebeu profissionais da saúde animal e muitos bombeiros.

0
522
Foto: XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro 2018

O Europarque, em Santa Maria da Feira, foi palco no passado fim de semana de mais uma edição do Congresso Hospital Veterinário Montenegro que teve como tema a “Neurologia” e viu a participação aumentar em cerca de 10%, chegando às 2400 inscrições.

Para esta edição, participaram médicos, enfermeiros e profissionais do setor, destacando-se ainda a  presença de bombeiros e socorristas cuja adesão superou todas as expetativas, divulgou a organização. Com todos estes participantes, foram partilhados os conhecimentos mais atuais a nível mundial sobre saúde animal.

Como novidades, foi instalada a Sala de Exóticos, a Sala de Comportamento e a Masterclass de Neurologia. Em simultâneo, decorreu também o VIII Congresso de Enfermagem Veterinária do Hospital Veterinário Montenegro, a Sala de Gestão e a Sala Interativa que permitiu a colocação de questões aos oradores e participação em questionários interativos.

Procura por formação aumenta entre os veterinários e não só

Aumenta por parte dos profissionais do setor veterinário português a procura por mais e melhor formação e por conteúdos abrangentes e capazes de os preparar para todas as situações que poderão encontrar na pratica clínica diária, refere Luís Montenegro, médico veterinário e Diretor Clínico do Hospital Veterinário Montenegro

Para o responsável pela organização do Congresso, as palestras realizadas por reputados oradores nacionais e estrangeiros foram de enorme valor científicos e bastante inovadoras e de conteúdos práticos.

A procura dos Bombeiros e Socorristas por formação na área do auxílio aos animais é também visível, dado que, pela primeira vez, o Congresso contou com uma sala dirigida a estes profissionais que esgotaram as inscrições. “Foi um sucesso pela elevada participação e entusiasmo destes profissionais perante o conhecimento que lhes foi transmitido” revela Luís Montenegro. A adesão destes profissionais ultrapassou largamente as expetativas, acrescenta.

Comportamento animal

Pela primeira vez, durante o Congresso do Hospital Veterinário Montenegro, foi instalada  uma sala afeta ao tema Comportamento, destinada a profissionais com especial interesse em Comportamento de Animais de Companhia e com conhecimentos da área.

Gonçalo da Graça Pereira no XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro

Gonçalo da Graça Pereira também foi um dos oradores convidados para falar das “Estratégias para melhorar a cognição: conseguiremos parar o envelhecimento?”.

Gonçalo Pereira, Diretor Científico-Pedagógico do Centro para o Conhecimento Animal e Presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM), participou ainda na sala afeta ao tema “Comportamento”. Este especialista em comportamento animal falou da “Consulta do cachorro: ferramentas para a vida”, “Dominância no Cão: Mito ou Realidade?” e “Gestão de uma casa com vários gatos”.

Novas tendências de alimentação: o que são e o que podemos esperar delas

Marta Hervera no XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro

De Espanha, Marta Hervera veio ao Congresso falar sobre algumas das principais tendências na alimentação animal e os seus riscos e benefícios. Este foi um dos temas em destaque na sessão de Sábado do programa do XIV Congresso do Hospital Veterinário Montenegro. Esta Médica Veterinária e especialista em nutrição animal também esteve à conversa com a Miau Magazine sobre este assunto, numa entrevista exclusiva que poderá ler na próxima edição.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome