Grupo Motard 2 Rodas Solidárias cumpre mais uma missão

Nem a promessa de chuva demoveu os mais de trinta motards que este domingo de manhã foram chegando ao Seixal para mais um passeio solidário promovido pelo grupo 2 Rodas Solidárias, desta feita ao Abrigo de Santa Bárbara, em Fernão Ferro.

0
1601

Após a viagem de quem veio do outro lado do Tejo, uma pausa para apreciar a vista da baía do Seixal, e retemperar forças para a viagem até Fernão Ferro. Ali aguardavam a D. Bárbara e o senhor Henrique, bem como algumas das ‘mãos amigas’ que ajudam a tratar dos 128 cães e dos 56 gatos, 16 em sua casa e os restantes de colónias que alimenta

De acordo com a notícia publicada no Diário do Distrito, além da alegria dos humanos, todos puderam testemunhar a forma alegre como os patudos receberam estes amigos solidários, e não faltaram as cheiradelas, lambidelas e turrinhas, não se fazendo rogados aos petiscos que lhes iam sendo oferecidos.

Foram várias as ofertas que os mais de trinta motards deixaram no Abrigo de Santa Bárbara, entre comida, biscoitos, e outros bens, com muitos agradecimentos da D. Bárbara. “Não é fácil gerir este abrigo apenas com o que recebo de reforma, e algumas dádivas”, explicou àquele órgão de comunicação social.
No entanto, apesar do número elevado de animais, não coloca a hipótese de adopção. “Sabe, alguns deles estão comigo há mais de doze anos, muitos deles têm problema de saúde e as mudanças iam ser complicadas. Já há perto de quarenta anos que andamos a tratar de animais abandonados, e aqui estou há cerca de dezasseis anos.”
Foto de 2 Rodas Solidarias.
Bárbara tem poucas ajudas para os animais de que cuida. “Depois de uma reportagem da SIC há uns anos, um grupo de hospedeiras da TAP organizou-se e manda-nos ração de três em três meses e no resto do tempo, é com a ajuda de pessoas amigas. De entidades oficiais, não tenho ajudas, nem para tratar ou esterilizar os animais, e muitos chegam aqui porque as pessoas tentam levá-los para o canil municipal e não os recebem porque dizem não terem espaço.”
Foto de 2 Rodas Solidarias.
Para os tratamentos, conta com o apoio de uma veterinária em Vale de Milhaços, “que nos faz sempre uma atenção nos preços quando eles precisam de tratamentos”. Outro apoio com que conta neste momento “é a D. Graça, da Charneca da Caparica que muito nos tem ajudado, e que angariou dinheiro para podermos fazer aqui as obras e melhorarmos os espaços onde os cães ficam. Em breve esperamos acabar este Verão e construir também um espaço melhor para os gatos.”
Foto de 2 Rodas Solidarias.
Alguns Animais do Abrigo de Santa Bárbara à espera de uma nova família (Foto: página facebook 2RS)
Bárbara lamenta o crescente número de abandonos. “Deixam-me muitos animais aqui amarrados aos gradeamentos, sem se preocuparem mais com eles. E não deixam mais porque o local é de difícil acesso, e porque como estamos por aqui, os animais dão sinal quando alguém estranho se aproxima.”
Ao Diário do Distrito, confidenciou que encara com alegria o futuro, agora que as obras com que sonhava estão a tornar-se uma realidade. “Só peço a Deus Nosso Senhor que os à minha frente, para quando eu fechar os olhos ir descansadinha da minha vida, e não pensar que eles ficam cá e podem vir a sofrer porque já cá não estou para os defender.”
Foto de 2 Rodas Solidarias.

Duas Rodas Solidárias: Unir a paixão pelas motos ao amor pelos animais

Foi este o lema que levou dois amigos, Duarte Fernandes e Nuno Iguana, a criar o grupo ‘2Rodas Solidárias – 2RS’, que promove passeios solidários todos os meses, reunindo vários amigos dos animais que recolhem bens para associações de apoio e abrigo a animais abandonados.

O grupo tem sede em Lisboa, mas o apoio chega a todo o país. Na segunda edição da Miau Magazine acompanhámos uma iniciativa solidária do “2 Rodas Solidárias” na Associação União Zoófila, de Lisboa. Não perca!

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome