Como evitar erros alimentares nos nossos gatos

0
1521
Nídia Silva-Blog Universo de Gatos

Um erro alimentar pode levar o nosso gato a manifestar problemas de comportamento e de saúde. Sendo ele um animal muito exigente, devemos conseguir aprender a alimentar corretamente o nosso gato.

Conheça os principais erros alimentares que deve evitar.

Não altere os horários da refeições

Os gatos não gostam de alterações de rotina e por isso não vivem um dia sem um plano. Eles esperam que o dono mantenha também os seus horários para lhe distribuir a refeição. Tente alimentar o seu gato sempre ás mesmas horas.

Não interrompa nas suas horas de refeição.

Mantenha o recipiente para a comida num local tranquilo e longe da caixa de areia.

Os recipientes devem ser sempre os mesmos

Salvo ocasiões especiais em que o gato esteja debilitado por alguma doença em que lhe dará com a mão, o gato deve ter o seu próprio recipiente.

Coloque sempre comida fresca

No caso de comida seca poderá deixar á disposição. Em relação a comida enlatada deve retirar o resto da comida no final da refeição e lavar o recipiente com água quente. Após algum tempo a comida húmida começa a secar e perde o sabor e o aroma. Se reparar um gato cheira sempre antes de comer. Alguns insectos podem transmitir vírus ao pousar na comida.  Feche a lata com uma tampa de plástico e reserve-a no frigorífico até a próxima refeição.

Não forneça ossos

Os ossos não são apropriados, podem provocar graves lesões internas e prisão de ventre. O osso eleva a concentração de sais minerais na urina. Em condições habituais um gato não gosta de beber muita água tem tendência a desenvolver problemas no trato urinário. Uma dieta rica em minerais pode prejudicar  este sistema.

Não forneça leite e derivados

O leite só é aconselhado no seu início de vida quando os bebés não conseguem ser alimentados pela mãe. O trato digestivo dos gatos em adultos não consegue tolerar alimentos com lactose e pode provocar vômitos e diarreia. Este erro é muito frequente.

 Não sirva restos de comida

Este sistema é prejudicial para o sistema digestivo de um gato devido á quantidade de condimentos que estes alimentos apresentam e pode conduzir a inúmeros problemas de saúde. Alimentos como a cebola, alho, uvas, passas, entre outros podem causar uma lesão renal. É fundamental uma ração adequada que corresponda ás suas necessidades fisiológicas.

Não opte exclusivamente por ração seca

A ração seca oferece uma maior percentagem de carboidratos e pouca quantidade de água. Devemos oferecer ao nosso animal desde pequenos dietas húmidas e secas para que ele se adapte ás duas sensações e em tempos alternados.

Coloque sempre água fresca à sua disposição

Tenha sempre água fresca distribuída pela casa em vários recipientes. A água é nutriente muito importante para o seu gato pois é através da sua ingestão regular que o gato se consegue manter em boas condições de saúde e evita problemas no seu sistema urinário.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome