Câmara da Moita assinala Dia Mundial do Animal com instalação de abrigo para gatos

0
305

No Dia Mundial do Animal, 4 de outubro, a Câmara Municipal da Moita vai instalar um abrigo para gatos e um painel informativo com as regras relativas à alimentação destes animais, no Parque da Zona Ribeirinha da Baixa da Banheira. Esta será uma experiência piloto no concelho da Moita que se pretende alargar aos diversos locais onde estão identificadas colónias de gatos de rua ou “silvestres”, atualmente em fase de georreferenciação pela Câmara Municipal.

Em comunicado, a Câmara da Moita informa que desenvolve, há já vários anos, diversas iniciativas no que concerne ao bem-estar animal, com ações de incentivo à adoção de animais abandonados e, mais recentemente, através da parceria com o projeto CED (Captura, Esteriliza e Devolve). Nos últimos três anos, este grupo informal de voluntários do concelho tem vindo a intervir junto das colónias de gatos numerosas ou problemáticas que vivem na rua, com o objetivo de controlar a sua população, mantendo-a saudável. A Câmara Municipal cedeu um espaço para acolhimento temporário de gatos e assegura o fornecimento de material para esterilizações e medicamentos, de acordo com a legislação em vigor sobre animais errantes e proteção animal (programas CED). Para as intervenções cirúrgicas de esterilização, o grupo conta também com a valiosa ajuda de vários médicos veterinários voluntários. O projeto CED desdobra-se ainda no apoio e sensibilização dos tratadores dos gatos de rua, sobretudo no que respeita à importância da remoção dos restos de alimentos.

Os resultados desta parceria são já visíveis, com a redução significativa do número de indivíduos em cada colónia, ano após ano, mantendo-se, no entanto, o seu importante papel no controle das pragas urbanas de roedores.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome