Um em cada 20 veterinários sofre de stress psicológico extremo

Na 8ª edição do Vetbizz, profissionais do setor vão analisar novos modelos de negócio, estilos de mudança na gestão veterinária, a importância da felicidade dos colaboradores e o impacto de novas tendências nos resultados da clínica.

0
372

O encontro anual de gestão veterinária realiza-se no próximo dia 10 de outubro para discutir o estado do setor e definir novos caminhos de gestão e de trabalho dos profissionais da área. Estes enfrentam, hoje em dia, efeitos preocupantes de esgotamento profissional (burnout), num setor que necessita de uma clara mudança nos seus modelos de gestão, promovendo o exercício mais sustentável da profissão.

O encontro realiza-se em Lisboa, no Hotel Olissippo Oriente e conta com a presença de profissionais da área e outros especialistas em gestão de felicidade, para chegar a conclusões concretas sobre o que precisa de mudar no setor.

Tendo já atingido valores alarmantes no que diz respeito ao esgotamento de profissionais da área, o encontro irá contar com a apresentação do projeto ‘Mente Sã, Vet São´ criado para ajudar os veterinários a lidar com o problema do burnout, contando com o testemunho real e opinião experiente de quem já enfrentou o problema e defende uma mudança urgente de hábitos de trabalho na área.

Entre outros temas em discussão, o encontro irá abordar a evolução de novos modelos de negócio que passam pela definição de novas estratégias de fidelização, recorrendo a novas ideias de aproximação aos clientes, como criação de espaços de lazer para o tempo de espera nas clínicas veterinárias e novas tendências para melhorar o atendimento dos clientes.

Com o crescimento de alguns espaços comerciais especializados na área e da procura crescente de acompanhamento profissional na escolha de determinados produtos e marcas de alimentação, de lazer ou de cuidado dos animais, o encontro vai também abordar a experiência e sucesso de algumas marcas especializadas.

Outro tema em discussão será a pertinência de garantir o trabalho de um “Chief Happiness Officer” em todas as clínicas veterinárias e qual a sua mais-valia para as equipas, discutindo-se se uma relação feliz entre colaboradores poderá ter efeitos diretos no aumento da produtividade. Neste contexto, vai também ser discutida a melhor forma de otimizar os pontos fortes de cada colaborador e que impacto terá a gestão de felicidade na eficácia das clínicas.

Em formato de mesa redonda, haverá ainda espaço para um debate entre médicos veterinários seniores e médicos veterinários da nova geração, num “frente a frente” sobre os vários tipos de modelos de negócio.

Confirmados no evento, estão os oradores:

– Ana Cardoso, Diretora Comercial da ZU

– Carlos Sousa, Sonae Strategic Adviser for Veterinary and Pet Care da ZU;

– Dilen Ratanji, Diretor Vetbizz Consulting;

– Elisabete Capitão, médica veterinária, Vet Trade Marketing Royal Canin;

– Francisco Assis Costa, médico veterinário;

– Georg Dutschke, Partner do projeto Happiness Works;

– Marília Domingos, enfermeira veterinária;

– Rui Carvalho, Diretor Clínico, Hospital Veterinário de Santa Marinha;

– Sérgio Lobato, médico veterinário e consultor;

– Susana Azinheira, diretora clínica do Alma Veterinária Hospital Veterinário;

– Xavier Canavilhas, coordenador do Gabinete Jovem da OMV.

No mesmo dia e local do encontro, serão entregues os Prémios Veterinária Atual, uma iniciativa realizada, pelo quinto ano consecutivo, pela revista Veterinária Atual e o Grupo IFE. A cerimónia tem por objetivo distinguir anualmente personalidades e empresas que mais se destacaram na medicina veterinária em Portugal, reconhecendo o mérito no setor e dando visibilidade e notoriedade às personalidades e empresas envolvidas.

O programa completo do evento pode ser consultado no site oficial.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome