Mercado de Natal do Campo Pequeno é para todos, incluindo animais

0
160

De 29 Novembro a 2 Dezembro realiza-se a oitava edição do Mercado de Natal do Campo Pequeno. Instituições de Solidariedade com projetos muito válidos para a sociedade que incluem 3 associações animais e pequenos negócios de várias artes estarão em destaque.

VAI TER UM NATAL MUITO ESPECIAL NO CAMPO PEQUENO

De 29 de Novembro a 2 de Dezembro, a arena do Campo Pequeno vai receber um Natal muito especial.

Com uma selecção extensa de projectos e produtos 100% nacionais, a edição deste ano vai acolher ainda participações inéditas como seja o projecto Pinheiro Bombeiro, para ajudar os Bombeiros Voluntários ou as Associações de Protecção dos Animais de Torres Vedras, Azambuja e Sesimbra, que cuidam, albergam, ajudam no processo de adopção de cães e gatos e desenvolvem trabalhos de terapia assistida com animais para crianças, jovens e idosos .

A oitava edição do Mercado de Natal, que espera cerca de 20 mil visitantes, conta com mais de 140 expositores, que vão apresentar artigos de autor e peças de design exclusivamente de origem portuguesa, maioritariamente inspiradas nas artes e nos ofícios tradicionais, bem como em tendências artísticas contemporâneas.

Livros, Peças de Design, Eco, Moda, Cerâmica, Joalharia, Artigos de Decoração, Brinquedos, Artes plásticas, Produtos Gourmet e Bio, Chocolate, são algumas das opções que estarão disponíveis.

Mas a principal novidade do Mercado de Natal em 2018 será o espaço dedicado a ajudar, com IPSSs e iniciativas de solidariedade. As instituições de solidariedade social encontram neste espaço a oportunidade para se apresentarem ao público visitante sensibilizando-o para as suas causas.

O projecto #PinheiroBombeiro consiste em aproveitar pinheiros que vão ser abatidos, como Árvores de Natal. No final, os pinheiros são devolvidos e transformados em biomassa. Desta forma, está-se a promover um uso eficiente, inteligente e sustentável de pinheiros que tiveram de ser abatidos e simultaneamente a angariar fundos para comprar material para os Bombeiros Voluntários.

A Cruz Vermelha Portuguesa irá estar presente no Mercado com um espaço de rastreios de saúde, numa acção de angariação de fundos para contribuir para as actividades sociais da delegação de Lisboa.

PARA OS ANIMAIS DE COMPANHIA

Os animais de 4 patas não foram esquecidos:  a Associação dos Amigos da Abrigo, de Azambuja, a Associação de Protecção dos Animais, de Torres Vedras, e a Pravi, de Sesimbra, marcam presença nesta 8ª edição do Mercado de Natal com uma acção de sensibilização para o seu trabalho: Cuidam, tratam, alimentam, esterilizam e encaminham os animais (cães e gatos) para adopção, através de uma criteriosa selecção de adoptantes. Apela-se neste mercado à doação de bens de primeira necessidade, já que estas organizações carecem de apoios.

A Associação dos Amigos da Abrigo é uma das participantes Esta Entidade administra um acolhimento para cães e gatos abandonados, dando apoio à zona de Azambuja, Carregado e Alenquer e alberga atualmente, 200 cães e 45 gatos.

A Abrigo foi criada em 1995, pela Dra. Anabela Cardoso, na sua Quinta, a Quinta do Sol, tendo sido considerado o melhor abrigo da Península Ibérica e o segundo melhor da Europa, pelo novo conceito que introduzia de renunciar a pequenas boxes apertadas, dando lugar a amplos parques, onde os animais correm livremente.

Além destes animais, ajudam famílias carenciadas que não querem abdicar dos seus animais e necessitam de fazer face às despesas de desparasitação, vacinação (considerados cuidados básicos) e alimentação.  A Associação tem necessidades ao nível da alimentação, mantas, agasalhos e produtos de limpeza.

A Associação de Proteção dos Animais de Torres Vedras também marca presença nesta 8ª edição do Mercado de Natal com uma acção de sensibilização para o seu trabalho: Cuidam, tratam, alimentam, esterilizam e encaminham os animais (cães e gatos) para adopção, através de uma criteriosa selecção de adoptantes. Apela-se neste mercado à doação de bens de primeira necessidade, já que a organização não beneficia de qualquer apoio público.

A Pravi, que também estará presente, é uma Associação de Solidariedade Social que apoia crianças, idosos dependentes e animais em risco, que trabalha exclusivamente em regime de voluntariado.

A Pravi actua em duas áreas complementares: Terapias e atividades assistidas por Animais (Apoio a Crianças e Jovens com Dificuldades de Aprendizagem e Concentração, Cancro, Autismo, Síndroma de Down e Depressão, através da promoção do Bem-Estar, Auto-Confiança e Melhoramento das Relações Interpessoais. Apoio a Idosos com Alzheimer e Depressão, também eles muitas vezes vítimas de maus tratos e abandono) e Apoio a Animais Abandonados ou em Risco (Alojamento, Alimentação e Assistência Veterinária; Campanhas de Esterilização, de Adopção e Sensibilização).

OUTRAS ATIVIDADES

Paralelamente, este Mercado vai contar com a presença do Vale de Acór, com os seus inovadores Gelados Sociais Artesanais – Fratellini  e Pão Rústico de Lenha, e do Lar Jorbálan, que acolhe temporariamente jovens mulheres e os seus filhos em situação de vulnerabilidade social, que terá em venda produtos feitos pela sua comunidade.

O Mercado de Natal organiza ainda um programa de atividades “As Oficinas do Mercado” para miúdos e graúdos: receitas de sobremesas de Natal, a construção de um mini presépio em cerâmica, técnica de estampagem “blockprinting” com carimbos artesanais e outros materiais, oficina de Tecelagem Ovelha Mãe com técnicas tradicionais de manipulação da lã, são algumas das propostas disponíveis.

“É para nós extremamente gratificante podermos contar com este grupo de instituições no Mercado de Natal, pois o espírito natalício também implica ajudar a ajudar” refere Luciana Megre, responsável da organização.

“O programa de actividades permite recriar e ensinar técnicas tradicionais de tecelagem e cerâmica ou de estampagem e assim envolver o público num universo de trabalho manual que tantas vezes é esquecido e acaba por se perder”, conclui Anabela Oliveira, co-organizadora do evento.

De quinta a sábado, das 11h30 às 21h30, e domingo, das 11h30 às 20h30, os visitantes poderão não só encontrar presentes diferenciados a preços atrativos, como contribuir para a viabilidade de pequenos negócios e ajudar pessoas e animais.

O bilhete de entrada no Mercado de Natal tem o valor de 2€, com 2 vales de 1€ para descontar nas suas compras.

PROGRAMA DE ACTIVIDADES

Showcooking  | Receitas com Iogurte

YogurtNest

Domingo, 2 de Dezembro | 11h30 às 13h00

No showcooking YogurtNest vamos preparar deliciosas e saudáveis entradas e sobremesas de Natal usando o iogurte como ingrediente fundamental e tendo como aliado o YogurtNest.

https://www.facebook.com/YogurtNest/

_____________________________________________________

André Semblano |Cerâmica

“Uma decoração de Natal”

Sexta, 30 de Novembro | 18h00 às 19h30

Com o objetivo de comemorar a época que se aproxima, André Semblano propõe a construção de um mini presépio em cerâmica, para juntar às suas decorações de Natal.

https://www.facebook.com/andresemblano

_____________________________________________________

Mazurca Handmade

“Iniciação à estamparia manual em tecido”

Sábado, 1 de Dezembro | 11h30 às 13h00

Nesta oficina poderão aprender a técnica de estampagem “blockprinting” com carimbos artesanais e outros materiais.

A partir dos 7 anos. Máximo 10 pessoas – Duração cerca de 1h

www.mazurcahandmade.com

_____________________________________________________

Ovelha Mãe

“Uma bola em lã”

Quinta, 29 de Novembro | 18h00 às 19h30

Nesta oficina de Tecelagem Ovelha Mãe, Estela Melo promove e divulga técnicas tradicionais de manipulação da lã.

https://www.facebook.com/OvelhaMae/

 

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome