Vila Real lança Programa Municipal de apoio à esterilização de animais de companhia

O concelho de Vila Real encontra-se já servido pelo Centros de Recolha Oficial da Associação de Municípios do Vale do Douro Norte (AMVDN), pelo que importa agora criar as condições para a adoção de animais de companhia, como forma de diminuir a população errante deste animais, sendo esterilização desses animais a forma de controlar o desenvolvimento dessas populações.

2
1137

A Câmara Municipal de Vila Real está a lançar um programa de apoio à esterilização dos animais de companhia (cães e gatos).

De acordo com a notícia do site da autarquia, a atual legislação também acomete às autarquias locais a responsabilidade de contribuição para a resolução do problema relacionado com os animais errantes, sendo a esterilização dos animais fundamental para o controlo das populações destes animais.

Através desta iniciativa, os cidadãos que pretendem adotar cães e gatos no canil intermunicipal de Vila Real têm agora disponível um apoio monetário para esterilizar os animais. Está prevista uma comparticipação fixa de 55 euros para esterilizar cadelas, 30 euros para cães, 35 euros para gatas e 15 euros para gatos.

Este programa insere-se numa política de bem-estar animal que o Município procura seguir, em colaboração e parceria com associações de proteção animal locais e que a Câmara Municipal de Vila Real tem vindo a apoiar no desenvolvimento da sua normal atividade.

Para se candidatarem a estes apoios, os munícipes que pretendam adotar animais de companhia (cães e gatos), após o processo de adoção dos animais presentes no Centros de Recolha Oficial da Associação de Municípios do Vale do Douro Norte, devem para o efeito efetuar a candidatura a esses apoios no Espaço de Atendimento ao Cidadão da CM de Vila Real.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome