Homenagem a um gato junta Bono Vox, Pharrell Williams, The National e muitos outros

0
1664

Juntar nomes tão sonantes como o vocalista dos U2 Bono Vox, Pharrell Williams, a banda The National e Michael Stipe poderia não ser uma tarefa muito fácil. Mas inclua um gatinho no meio deste cenário e o resultado é a gravação e lançamento de um álbum com 37 músicas da autoria daqueles e de outros artistas e bandas.

Mas o gato em questão não é qualquer um. Trata-se de Souris (que curiosamente quer dizer rato em francês) o gato que era a companhia de Sophie Calle, uma conceituada artista francesa. Este felino morreu em em 2014 – no mesmo ano em que Calle perdeu o pai. O certo é que a artista amava mesmo muito o gato. “Quando dizes a alguém que estás triste por causa do teu gato, as pessoas ridicularizam”, refere Sophie Calle à Rolling Stone. “Mas não podes dizer isso, ou seja, se eu digo que a minha mãe e o meu pai faleceram, toda a gente me diz ´Coitadinha, ela perdeu a sua mão, que tristeza, ela perdeu o pai`mas se eu disser o mesmo sobre o gato, vai parecer ridículo. Mas isso faz-me rir quando, para mim, na minha vida diária, seria igualmente triste porque eu vivi com o meu gato. Eu não vivo com os meus pais”, acrescenta Sophie.

Souris é também o tema de uma exposição que a artista inaugurou em Paris, na galeria Perrotin e inclui elementos de vídeo e seleções do trabalho passado de Calle. Mas a novidade desta exposição é um longo e interessante álbum musical chamado Souris Calle. Este trabalho é resultado do convite que Calle fez a dezenas de músicos, muitos dos quais bastante conhecidos até. Trata-se de uma compilação que junta também vários estilos, desde o black metal ao eletrónico, passando pelo pop e yé-yé. O certo é que alguns dos artistas que contribuíram para o álbum estavam familiarizados com o gato Souris.

E quando pensa Calle ter outro gato? “Talvez quando este projeto terminar, eu esteja pronta”, disse a artista ao Journal

Ouça a playlist:

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome