Conheça a fotógrafa oficial de animais de companhia de Amsterdão

Isabella Rozendaal percebeu que faltava alguma coisa àquele que é considerado o maior arquivo municipal do mundo e que os habitantes de quatro patas da cidade de Amesterdão estavam a ser injustamente esquecidos.

0
452

No ano de 2016, a fotógrafa Isabella Rozendaal convenceu os “Amsterdam City Archives” (arquivos da cidade de Amesterdão) de que uma parcela significativa dos habitantes da cidade estava a ser injustamente desprezada. “Os animais de companhia são uma grande parte da população de Amesterdão”, diz Rozendaal, “mas eles estavam totalmente sub-representados e o meu plano era fotografar estes habitantes”.

Esta fotógrafa de animais nasceu em Amesterdão e, como outros moradores desta cidade capital da Holanda, ela considera que faltava alguma coisa àquele que é considerado o maior arquivo municipal do mundo.

Rozendaal estudou na Royal Academy of Art, em Haia, e começou a fotografar animais em 2006, durante o seu último ano de escola de arte. Para melhorar as suas capacidades, esta fotógrafa visitou uma exposição de cães onde foi atraída, não apenas pelos animais, mas também para os momentos sinceros que estes partilhavam com os seus companheiros humanos. A partir daqui, Rozendaal começou a marcar trabalhos para captar imagens em casa de cada um destes protagonistas. Ela queria entender melhor como um animal de companhia e o seu tutor interagiam fora dos olhos do público.

Quando Rozendaal falou com os responsáveis do Amsterdam City Archives, ela já tinha uma coleção significativa de fotografias para ilustrar e dar corpo à sua intenção. “Eu poderia mostrar-lhes que este trabalho não era só sobre gatinhos fofos”, diz ela. O seu plano era fazer fotografias dos animais de Amesterdão, procurando destacar estes habitantes da cidade e mostrar o outro lado da sua convivência com os habitantes.

Os arquivos de Amesterdão concordaram com a proposta de Rozendaal, que passou a ser considerada a fotógrafa oficial de animais de companhia de Amesterdão. Uma seleção das suas fotografias encontra-se agora publicada no livro, “Animalia Amsterdam”, cuja estrela da capa é o famoso gato Scotish Fold chamado Dirkie.

Os modelos protagonistas dos trabalhos de Rozendaal vão desde os pássaros aos caracóis, passando pelos gatos, cães, cavalos, porcos, coelhos ou ratos, principalmente em ambientes domésticos. “Andar por Amesterdão tornou-se uma espécie de safari”, realça Rozendaal que, ao encontrar alguém na rua com o seu animal não resiste: “Ei, o seu cachorro parece incrível!'”

Vejam aqui algumas fotos de Isabella Rozendaal:

Wilbur, one, a call duck.
Beest, three, a savannah cat.
Babur, six, an Afghan hound.
Spekkie, two, a miniature pig.
Balou, aged one, a French lop rabbit.
Benno, two, a giant African land snail.
Flap, five, an Oriental shorthair cat.
Uma seleção das suas fotografias encontra-se agora publicada no livro, “Animalia Amsterdam”, cuja estrela da capa é o famoso gato Scotish Fold chamado Dirkie.

 

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome