Como é que os gatos demonstram afeto?

0
1934

É comum dizer-se que os cães são mais afetuosos do que os gatos, mas isso não é necessariamente verdade. É verdade que os cães têm formas mais explícitas de demonstrar o seu afeto, com uma linguagem corporal bem pronunciada e uma língua grande e desajeitada para beijinhos. Isto pode, injustamente, fazer parecer que eles gostam mais dos seus tutores do que os seus amigos felinos.

No entanto, apesar de um gato não abanar a cauda (exceto se estiver zangado), isso não significa que ele não sinta amor! Os gatos têm formas mais subtis de demonstrar o seu afeto e, não é por serem tendencialmente mais discretos, que a ligação que estabelecem com a sua família seja menos forte.

Com a ajuda da PURINA, vamos saber mais sobre como os gatos demonstram o seu afeto com esta compilação dos gestos de gatos. Temos a certeza, que irá ronronar de felicidade!

Como é que os gatos demonstram afeto?

person holding the head of orange tabby cat

Deve ter reparado que o seu gato tem mais tendência para passear pela casa, quando está com ele. Ele pode relaxar numa parte diferente da casa ou simplesmente vaguear pelos diferentes quartos. Alguns tutores assumem isto como um sinal de desinteresse e pensam que o seu gato não quer saber se estão juntos em casa ou se fica sozinho.

Mas nada poderia estar mais longe da verdade! Os gatos têm mais tendência para explorar e interagir com o seu ambiente, quando se sentem tranquilos e confortáveis na presença de uma pessoa. Por isso, se o seu gato está sempre a andar, quando está com ele, considere esse comportamento como um sinal subtil de ele lhe demonstrar afeto! A mensagem aqui é que ele se sente confortável na sua presença.

Linguagem corporal

A linguagem corporal e, mais especificamente, a linguagem da cauda, é muito importante quando avaliamos a forma como os gatos demonstram afeto.

Pode tirar muita informação da forma como um gato tem a cauda. Frequentemente, ao demonstrarem afeto, os gatos usam o seu corpo e a sua cauda como forma de expressão. Às vezes, passando no meio das suas pernas ou simplesmente sentando-se perto de si o suficiente para que a cauda lhe toque quando a abana. Uma posição de cauda que indica um gato muito feliz é a cauda levantada, com uma ligeira curva no topo, o que significa que ele está feliz por estar consigo!

Da mesma forma, se um gato se sente confortável o suficiente para oferecer a sua barriga para receber festas, este é o principal sinal de confiança e afeto.

Vocalização

Apesar de os gatos não poderem dizer “Adoro-te”, eles recorrem a diferentes tipos de vocalização para comunicarem o seu afeto.

Ronronar é, muitas vezes, utilizado como sinal de satisfação e felicidade. O ronronar é, com frequência, emitido em situações de contacto próximo, como carícias ou grooming, mas o ronronar não significa apenas que o seu gato está a ter uma boa experiência. Ele está a dizer-lhe através da vocalização o quando ele está a gostar deste tempo que estão a passar juntos. Embora possa haver um elemento de “por favor, não pares!” nesse ronronar, ele está também a dizer-lhe “Adoro-te!”.

Saudações

O seu gato tem oportunidade de demonstrar o seu afeto, sempre que chega a casa e entra pela porta. Os animais de estimação que correm para a porta a miar, quando ela é aberta, estão a tentar-se dizer que estão felizes por o estarem a ver.

Contacto visual

O contacto visual pode ser intimidante. É difícil ler e o significado é totalmente distinto entre espécies. Já deve ter ouvido que nunca deve olhar diretamente para um gorila porque isto é um sinal de agressividade, no entanto, para outros animais, olhar diretamente é uma forma de demonstrar afeto. Os olhos são a janela para alma!

O contacto visual é um grande fator na forma como os gatos demonstram afeto. Enquanto um olhar longo, persistente e sem pestanejar pode não parecer o mais amigável dos gestos para um humano, deve pensar nesse comportamento da perspetiva de um gato. Os gatos apenas estabelecem contacto visual com as pessoas de quem gostam e são até conhecidos por enviarem beijinhos com o olhar! Isto ocorre quando um gato fica a olhar fixamente com os olhos semiabertos e a pestanejar lentamente e de forma repetida. Este gesto pode ser retribuído, pelo que, se notar que o seu gato lhe está a enviar um “beijo” com o olhar, porque não retribuir?

Grooming

Gato a ronronar

Os gatos são animais muito asseados, que adoram os seus rituais de higiene. Se se sentem suficientemente confortáveis com o seu tutor, permitem que ele os escove, desembarace o pêlo, ou até que lhe escove os dentes. As sessões de grooming são algumas das experiências mais intensas de ligação dos gatos. Nunca subestime o poder de uma escovagem!

Entre animais e em grupos familiares, os gatos demonstram afeto através de limpeza mútua. Ocasionalmente, os gatos podem estender este comportamento aos humanos, utilizando a sua língua para os lamber, tal como fazem com o seu próprio pelo. Esta é uma forma de misturar odores e é o maior gesto de afeto que os gatos podem partilhar consigo.

Dar patadas e morder

Por vezes, pode parecer que o seu gato está prestes a tornar-se agressivo, quando na verdade ele está apenas a tentar demonstrar afeto. Receber patadas não é muito agradável para os humanos, mas é importante compreender o contexto. Os gatinhos “amassam” as mães quando estão a mamar para aumentar o fornecimento de leite e, por isso, quando fazem o mesmo nos donos, este é certamente um gesto de amor!

Da mesma forma, apesar de não devermos encorajar as “dentadinhas de amor”, estas mordidelas suaves são, com frequência, um sinal de afeto e não um comportamento agressivo.

Marradinhas e esfregar desde a cabeça até à cauda

orange tabby cat on gray area rug

Dar marradinhas e esfregar-se desde a cabeça até à cauda são ambos comportamentos sociais, que são aprendidos e se expressam desde gatinho. Ambas são formas através das quais os gatos constroem relações e afeto com outros animais e, por extensão, com os humanos também.

Os gatos têm um faro incrivelmente sofisticado e, quando gostam de outra criatura, tentam tanto marcá-la como misturar o seu odor com o dela. Esfregar-se da cabeça até à cauda e dar marradinhas são formas eficazes de o fazer e de dizerem “Adoro-te!”.

Como é que os gatos demonstram afeto? É sempre de forma diferente! Apesar de haver muitos sinais e comportamentos habituais de demonstração de afeto felino, não há melhor forma de saber se um gato está a ter um gesto de afeto do que estabelecer uma ligação forte e única com o seu gato.

Leia mais sobre Compreender o comportamento do seu gato.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome