Adesão ao Congresso Veterinário Montenegro comprova crescimento da consciência social para a causa animal

3000 participantes no 3.º maior congresso veterinário na Península Ibérica

0
343

O XV Congresso Hospital Veterinário Montenegro registou cerca de 3000 participantes nas sessões científicas e cerca de 1200 na Corrida do Veterinário e Caminhada do Cão.

“Fomos surpreendidos por uma adesão tão grande”, explica Luís Montenegro, director clínico do Hospital de Referência Veterinária Montenegro e um dos organizadores do congresso que decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira, nos passados dias 22, 23 e 24 de fevereiro. “Talvez porque a causa seja tão nobre, porque as pessoas têm cada vez mais consciência para os problemas da causa animal”, salienta.

A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e interiores
A moldura humana diz muito do sucesso do XV Congresso HVM. No segundo dia dos trabalhos, e apesar das expectativas serem altas, foi ultrapassado o número de congressistas esperado.

Luís Montenegro destaca que “os veterinários fazem parte da sociedade e é seu papel sensibilizá-la para que o bem-estar animal seja cada vez mais assegurado. É nosso papel, como veterinários, continuar a divulgar, incentivar esta proteção do bem-estar animal”.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e sapatos
O anfitrião Luís Montenegro, com Inês Bião e Tânia Sousa, da organização do XVCongresso Hospital Veterinário Montenegro

Fazendo um balanço muito positivo de um congresso “onde foi possível debater os temas mais recentes do campo da dermatologia, ouvir alguns dos maiores especialistas nesta área da medicina veterinária”, disse acreditar “que foram dois dias de troca de experiências e que se constituiu como uma mais-valia para os profissionais do setor que participaram no congresso”, sustenta Luís Montenegro.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e fato
Para a cerimónia de encerramento, subiram ao palco, da direita para a esquerda, Luis Montenegro, o anfitrião do CongressoHVM e Diretor Clínico do Hospital Referência Veterinária Montenegro, Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Emídio Sousa, Presidente da Câmara Municipal De Santa Maria Da Feira, Sónia Saraiva, Representante da Direção Geral Alimentação Veterinária (DGAV), Luis Núñez, Presidente do Colégio Oficial de Veterinários de Pontevedra e Luis Maltez, Presidente da Comissão Científica do XVCongressoHVM. Juntos prestaram homenagem ao Professor Miguel Faria, que sempre foi um membro ativo na organização deste evento

Um sucesso foi igualmente a Sala de Primeiros Socorros, que registou um número recorde de bombeiros participantes nesta formação. O director clínico do Hospital de Referência Veterinária Montenegro adianta que “tínhamos previsto 200 bombeiros na formação, mas durante o congresso apareceram mais algumas dezenas, o que revela, também aqui, uma crescente preocupação com uma área de socorro até aqui muito negligenciada”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, multidão e interiores
A Sala de Primeiros Socorros,permitiu ministrar formação específica sobre emergência e socorro em animais de companhia a Bombeiros e a socorristas da proteção civil.

O congresso irá regressar em 2020, mas o tema ainda não está decidido. “Vamos reunir com os nossos parceiros, ouvir os especialistas, reflectir e chegar a conclusões sobre o que fazer no próximo ano. Sem precipitações”, frisa.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Os estudantes de medicina veterinária e de enfermagem veterinária também marcaram presença. Trouxeram energia, inovação e animação ao Congresso.
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em palco e interiores
O médico veterinário Carlos Vich em mais uma consulta ao vivo no XV Congresso HVM.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé
Consultas ao vivo: uma das grandes novidades do XVCongressoHVM. Ana Oliveira, dedica-se exclusivamente à dermatologia nas áreas de docência, clínica de referência e investigação e foi a grande protagonista da primeira consulta ao vivo.
A imagem pode conter: 1 pessoa, a tocar um instrumento musical
Francisco Tavares foi o moderador do Palco do Pavilhão Comercial do Congresso. Conhecemo-lo dos programas de televisão da manhã, Praça da Alegria, na RTP1, e, há já alguns anos, do “Grandes Manhãs”, no Porto Canal. Pianista ao serviço, mas é ao violino que o maestro Francisco Tavares mais vezes se apresenta ao público, tal como fez no Congresso
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, árvore e ar livre
A Maior Corrida/Caminhada Solidária do País pelos Animais, reuniu no Europarque, em Santa Maria da Feira, mais de 1200 participantes. A Corrida do Veterinário foi por uma boa causa: 1€ do valor da inscrição reverteu a favor dos Veterinários Sem Fronteiras – Portugal e da Aanifeira – Associação de Animais da Feira.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome