Porque é que o meu gato ronrona?

0
441

Porque é que o meu gato…?

Com certeza já deu por si a começar uma frase ou um pensamento como “porque é que o meu gato…” quando o vê a exibir um determinado comportamento. Por vezes é difícil interpretar e muitas vezes é fácil ficarmos confusos e sem compreender o que eles nos estarão a querer dizer! Embora todos os gatos sejam individuais, muitos dos seus comportamentos são semelhantes.

Com a preciosa colaboração da Enfermeira Veterinária Mónica Santos, do Grupo Hospital do Gato, vamos dar início a uma nova rubrica, respondendo a algumas das perguntas mais frequentes dos amantes felinos.

“Porque é que o meu gato ronrona?”

O ronron é um som que todos nós gostamos de ouvir. E apesar de não ser totalmente claro o mecanismo pelo qual os gatos e outros felinos conseguem ronronar, tudo indica que se deve à capacidade de vibração das cordas vocais. Esta vibração atinge entre 22 a 30 hertz e é sem dúvida um comportamento emocional.

Este comportamento é aprendido ainda em bebés, quando a mãe ronrona para as crias ao voltar para o ninho. Este som discreto evita chamar a atenção de predadores ao mesmo tempo que indica à ninhada que está tudo bem. Os bebés ronronam ao mesmo tempo que mamam, indicando bem-estar e satisfação. Durante toda a vida este comportamento mantem-se quando o gato se sente confortável.

Mas atenção, o gato também pode ronronar por dor ou desconforto. Existem várias teorias para isso, sendo que a mais aceite é a de que, o gato ronrona quando está mais vulnerável, na busca de sentir a tranquilidade que por norma sente quando demonstra este comportamento. A frequência do ronronar em animais doentes ou stressados é diferente da que se ouve em animais saudáveis, e tudo leva a querer que tem propriedades auto-calmantes.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome