Porque é que o meu gato exibe a barriga se não gosta que lhe mexa lá?

1
864

Porque é que o meu gato…?

Com certeza já deu por si a começar uma frase ou um pensamento como “porque é que o meu gato…” quando o vê a exibir um determinado comportamento. Por vezes é difícil interpretar e muitas vezes é fácil ficarmos confusos e sem compreender o que eles nos estarão a querer dizer! Embora todos os gatos sejam individuais, muitos dos seus comportamentos são semelhantes.

Mónica Silva, Enfermeira Grupo Hospital do Gato

Com a preciosa colaboração da Enfermeira Veterinária Mónica Santos, do Grupo Hospital do Gato, vamos responder a algumas das perguntas mais frequentes dos amantes felinos.

Porque é que o meu gato exibe a barriga se não gosta que lhe mexa lá?

Apesar de parecer que os gatos nos estão a enviar mensagens contraditórias, a verdade é que somos nós que não as estamos a saber descodificar!

Quando um gato se sente confortável e confia nos seus tutores gosta de os cumprimentar deitando-se diante destes. Este deitar-se de barriga para cima também é muitas vezes visto quando um gato está a convidar outro para brincar. Então quando um gato se deita desta forma é possível que seja uma de duas coisas: O gato mostra um sinal de confiança e uma tentativa de contacto pode parecer ameaçadora; ou o gato está na verdade a convidar para a brincadeira. Em qualquer um dos casos, ao colocarmos a nossa mão é provável que possamos sair arranhados, pelo que o contacto físico deve ser evitado.

1 Comentário

  1. Tenho uma gata que adora deitar-se de barriga para cima para eu lhe fazer festas. Ronrona, faz meiguices com a cabecinha e nunca me arranhou. Os outros gatos que tenho, não se deitam assim, mas às vezes sentados ao meu colo faço-lhes festas na barriga e embora não arranhem não ficam com um ar muito feliz. Tenho um que às vezes tenta morder-me. Todos os gatos são diferentes, como é dito no texto e é mesmo preciso saber interpretar as sua reacções e atitudes. Mas todos são una amores que eu adoro.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome