“Porque é que o meu gato não mia?” ou “Porque é que o meu gato mia tanto?”

0
393

Porque é que o meu gato…?

Com certeza já deu por si a começar uma frase ou um pensamento como “porque é que o meu gato…” quando o vê a exibir um determinado comportamento. Por vezes é difícil interpretar e muitas vezes é fácil ficarmos confusos e sem compreender o que eles nos estarão a querer dizer! Embora todos os gatos sejam individuais, muitos dos seus comportamentos são semelhantes.

Mónica Silva, Enfermeira Grupo Hospital do Gato

Com a preciosa colaboração da Enfermeira Veterinária Mónica Santos, do Grupo Hospital do Gato, vamos responder a algumas das perguntas mais frequentes dos amantes felinos.

“Porque é que o meu gato não mia?” ou “Porque é que o meu gato mia tanto?”

Estima-se que existam cerca de 19 padrões vocais em gatos. Estes podem ser divididos em três grandes grupos, o miar, o ronronar e o rosnar. Cada gato é um ser individual e consegue manipular o seu miado dependendo das circunstancias. Parte desta variação está ligada ao quanto nós falamos com eles. Por norma, ao miar para nós, o gato recebe sempre uma recompensa positiva, seja ela um miminho ou comida. O gato aprende desta forma a manipular-nos com miados irresistíveis.

Algumas raças são notoriamente mais faladoras do que outras, como por exemplo, o Siamês é conhecido por ser muito falador.

Em relação ao “miau silencioso”, em que o gato abre a boca mas não sai nenhum som, acredita-se que na verdade eles emitem um som, mas numa frequência não audível pelo ouvido humano.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome