Dia Mundial da Água: Porque é que o meu gato bebe água da torneira?

0
867

Porque é que o meu gato…?

Com certeza já deu por si a começar uma frase ou um pensamento como “porque é que o meu gato…” quando o vê a exibir um determinado comportamento. Por vezes é difícil interpretar e muitas vezes é fácil ficarmos confusos e sem compreender o que eles nos estarão a querer dizer! Embora todos os gatos sejam individuais, muitos dos seus comportamentos são semelhantes.

Mónica Silva, Enfermeira Grupo Hospital do Gato

Com a preciosa colaboração da Enfermeira Veterinária Mónica Santos, do Grupo Hospital do Gato, vamos responder a algumas das perguntas mais frequentes dos amantes felinos.

Porque é que o meu gato bebe água da torneira?

A motivação para um gato beber água não está ligada à sensação de fome, e por isso os gatos acham muito confuso o facto de terem uma taça de água ao lado do local onde se alimentam. Sendo uma espécie muito adaptável, é normal que os gatos acabem por beber água das taças, mas a maioria irá procurar outras fontes de água mais apelativas.

Muitos tutores relatam episódios não só com torneiras mas também com copos de água, aquários, etc. O ponto comum é o facto destes objectos estarem longe do local onde o gato se alimenta. É por isso de extrema importância que dentro da sua casa existam várias taças de água e afastadas das zonas de alimentação.

Quando o gato está no seu habitat natural, água corrente é sinónimo de água fresca e não contaminada ou estagnada, daí ser uma óptima opção adquirir uma fonte de água para que o seu gato possa beber sempre que tiver sede e não só ocasionalmente quando a torneira pinga.

 

 

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome