Porque é que a língua do meu gato é tão áspera?

0
296

Com certeza já deu por si a começar uma frase ou um pensamento como “porque é que o meu gato…” quando o vê a exibir um determinado comportamento. Por vezes é difícil interpretar e muitas vezes é fácil ficarmos confusos e sem compreender o que eles nos estarão a querer dizer! Embora todos os gatos sejam individuais, muitos dos seus comportamentos são semelhantes.

Mónica Silva, Enfermeira Grupo Hospital do Gato

Com a preciosa colaboração da Enfermeira Veterinária Mónica Santos, do Grupo Hospital do Gato, vamos responder a algumas das perguntas mais frequentes dos amantes felinos.

Porque é que a língua do meu gato é tão áspera?

A língua dos gatos é incrível e desempenha papéis importantíssimos. É como se tivesse embutida uma pequena escova com dentes em forma de ganchos virados para trás.

Os gatos passam muito tempo a cuidar da sua higiene. A língua do gato é capaz de remover o pelo morto e detritos celulares, deixando-o sempre um aspecto saudável e brilhante.

As espiculas da língua também servem para ajudar o gato a comer a presa, uma vez que com a lambedura o gato consegue descolar a carne dos ossos. Muito musculada, a língua do gato é capaz de fazer um “efeito colher” para o ajudar a beber agua. E como é óbvio, também é o órgão do paladar felino.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome