Gato é submetido a cirurgia de ‘mudança de sexo’ devido a cálculo renal

A veterinária responsável pelo comando das operações referiu que esta cirurgia assemelha-se às intervenções para "mudança de género".

0
486

O caso ocorreu no condado de Cheshire, na Inglaterra. Um gatinho macho passou por um cirurgia para a remoção do pénis devido a um cálculo renal que bloqueava a passagem da urina pela uretra, ligação entre a bexiga e o pénis.

Segundo a Dra. Sarah Bruce, veterinária que comandou a operação, o procedimento chamado de uretrostomia perineal, é “um pouco parecido com a mudança de género”. A dona do gato, Zoe Philpott, afirmou que, apesar disso, ela ainda continuará a chamar o gato pelos seu nome masculino Piglet, revela o site noticioso stokesentinel.co.uk

Piglet com a veterinária Sarah Bruce, da Charter Vets de Congleton

O procedimento pelo qual o gatinho Piglet passou liga a uretra a uma nova abertura na pele, altura do períneo, região entre os órgãos genitais e o ânus, para que a urina possa ser excretada sem passar pela uretra bloqueada. O novo orifício também será utilizado como meio de saída da ejaculação do animal.

Imagem de raio-X que mostra como foi realizada a cirurgia que alterou a anatomia do Piglet

Ainda conforme avança aquele portal noticioso, a cirurgia envolveu tornar a anatomia mais feminina. Agora o gato Piglet urina como uma fêmea. “No geral, é um caso excecional, mas que teve um resultado positivo. Quando Piglet chegou, ele tinha um cálculo alojado no final do pénis (na uretra). Nós poderíamos tê-lo sacrificado ou realizar uma cirurgia radical para remover o pénis, onde a pedra estava presa, porque não conseguimos eliminá-la das outras formas” contou Dra. Bruce, que só havia realizado o procedimento uma vez antes de Piglet.

A dona de do gato, Zoe Philpott, residente em Borough, naquele condado de Cheshire, disse que não se arrepende de ter autorizado a cirurgia no seu animal, que estava a ficar cada vez mais debilitado devido ao cálculo renal.

Piglet com a sua tutora Zoe Philpott (Foto: stokesentinel.co.uk)

“A Dra. Sarah disse que um cálculo estava a causar o bloqueio e eles não conseguiram remover. O pénis do meu gato estava inchado e ela pediu-me para considerar uma operação radical para remover tudo junto. Piglet estava muito debilitado e foi horrível vê-lo a sofrer” conta Zoe

A imagem do Piglet, ainda bebé (foto: stokesentinel.co.uk)

A veterinária aproveitou este caso para lançar um alerta a todos os tutores de gatos. “Eu acho que vale a pena fazer uma consciencialização sobre os problemas de cálculo renal porque é muito comum surgir em gatos machos. Para evitar problemas mais graves, eu alertaria os donos para os levar de imediato ao veterinário se eles apresentarem problemas para urinar, como sucedeu com a Zoe Philpott neste caso”

O gatinho Piglet reagiu bem à intervenção cirúrgica, tendo registado uma excelente recuperação

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome