A 9º edição do Pet Festival foca-se no tema “Conservação e Preservação de Raças e Espécies”

Festival da Família e dos Animais de Companhia realiza-se de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, na FIL

0
272

O Pet Festival – Festival da Família e dos Animais de Companhia já tem data marcada para 2020: de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, a FIL volta a ser o ponto de encontro dos amantes de pets.

Para a 9ª edição, a organização escolheu um tema que pretende consciencializar os visitantes para as práticas de conservação e preservação adotadas pelos expositores do evento, ao nível de todas as espécies e raças.

Exemplo disso é o trabalho desenvolvido pelo CPC – Clube Português de Canicultura na promoção e divulgação das raças portuguesas. Em 2020, o CPC volta a participar no Pet Festival com um programa em grande parte dedicado às raças nacionais, com os clubes de raça presentes no evento.

Desta forma, os visitantes poderão ficar a conhecer raças para muito desconhecidas e que enfrentam, atualmente, problemas de extinção. Tal como comunicado em 2019 pelo CPC, as raças portuguesas não estão “na moda” e o Pet Festival constitui, assim, uma plataforma para a divulgação das mesmas aos cerca de 40.000 visitantes esperados durante os três dias do evento.

Também a Mirmex, que se dedica ao estudo das formigas e que apresenta no Pet, pelo segundo ano, o formigário didático, tem como objetivo dar a conhecer o seu projeto de conservação e preservação de algumas espécies de formigas, que necessitam de ser preservadas pelo impacto positivo que têm no ecossistema do planeta.

Uma das novidades para a edição de 2020 é a presença da Ratz Fórum, um projeto que pretende dar a conhecer a ratazana doméstica enquanto animal de companhia. Esta comunidade portuguesa sobre a ratazana doméstica pretende desmistificar o preconceito em relação a este animal e informar o público sobre as características que tornam as ratazanas domésticas animais de companhia únicos.

O Passeio dos Exóticos e a Quinta Pedagógica serão remodelados, a nível de conceito e decoração envolvente, de forma a proporcionar uma relação de mais proximidade entre os visitantes e estas espécies – répteis e animais de quinta.

Assim, serão dinamizadas ações de auditório explicativas sobre determinados animais, de forma a consciencializar o público para o trabalho desenvolvido por lojas e empresas na preservação e conservação das espécies, muitas delas já extintas se não fosse a criação em cativeiro.

O Pet Festival 2020 volta a ocupar dois pavilhões da FIL, com a presença de marcas de alimentação animal, lojas e áreas temáticas como a Vila do Cão, com multirraças, com o apoio da DOGS PT Magazine; a exposição internacional de Felinicultura, pelo Clube Português de Felinicultura.

Também haverá lugar para o espaço da Animalife, com dezenas de associações de resgate animal, onde se promove uma adoção responsável e consciente; um auditório com programação variada, um espaço Grooming, em parceria com Carlos Alves, groomer português reconhecido internacionalmente; o Passeio dos Exóticos, espaço de répteis e pequenos mamíferos, o espaço Peixes e Companhia, dedicado à aquariofilia; o Templo das Aves, com o apoio do Clube Ornitológico Almadense;

Haverá ainda um Playground, onde os animais poderão brincar e interagir uns com os outros, e ainda uma zona de piquenique, conjugada com a Quinta Pedagógica, onde se encontram os animais de quinta, um ring de demonstrações de várias modalidades desportivas, aberto à participação dos visitantes, dinamizado pela escola de treino canino No Stress;

As fotografias vencedoras do Concurso Internacional de fotografias de gatos – Best CATographers organizado pela MIAU Magazine também vão ter um lugar reservado no Pet Festival 2020

Foto de Sabrina Nas, do Rio de Janeiro, uma das vencedoras do concurso da Miau Magazine

O Pet Festival é reconhecido como maior evento de animais de companhia do país, reunindo, anualmente, cerca de 40.000 visitantes. Na 9ª edição, o horário é o seguinte: o Pet Festival estará aberto na sexta-feira, dia 31, das 10h00 às 23h00, no sábado, dia 1, das 10h00 às 23h00 e no domingo, dia 2, das 10h00 às 20h00.

A MIAU Magazine é Media Partner do Pet Festival 2020

 

Miau Magazine
Author: Miau Magazine

- Advertisment -

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome