Abrantes: Dia Aberto no Canil incentivou adoção de cães e gatos

0
40

O Dia Internacional do Animal foi assinalado no último domingo no Canil Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal, com um dia aberto.

O objetivo foi abrir as portas do canil/gatil e dar a conhecer as novas instalações à comunidade para além de incentivar a “adoção consciente”.

Foram muitas as pessoas que, ao longo do dia, passaram pelo canil, situado na Zona Industrial de Abrantes, para conhecer os 86 cães e 13 gatos que à data ali habitavam.

No domingo, no âmbito deste dia aberto, foram adotados dois cães e três gatos, tendo alguns munícipes doado alimentos, mantas e arranhadores refere a rádio Antena Livre

A manhã teve uma pequena cerimónia que contou com a presença dos presidentes das autarquias de Abrantes, Constância e Sardoal que entregaram à PSP e GNR leitores de chip que irão permitir às autoridades perceberem com maior rapidez se o animal tem dono e que é o proprietário.

Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, salientou o trabalho desenvolvido na melhoria das condições do Canil, que representou um investimento das três autarquias na ordem dos 110 mil euros, valor que os três autarcas consideraram bem empregues no bem-estar dos animais que ali se encontram. “Fizemos aqui uma revolução para melhor e estamos mais descansados sabendo que estes animais hoje têm melhores condições”, afirmou Manuel Jorge Valamatos.

Por sua vez, Sérgio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Constância, destacou a importância da cooperação intermunicipal no desenvolvimento da região e do território, tendo apelado à adoção e ao tratamento cuidado dos animais. Miguel Borges, Presidente da Câmara Municipal de Sardoal, destacou as boas condições que os cães e gatos do Canil hoje têm e salientou que “o Hotel de 5 Estrelas será sempre nas casas das famílias e é esse apelo que aqui deixamos”.

Atualmente, no Canil estão mais de 80 cães e 10 gatos que procuram uma nova família que lhes possa dar muito amor e carinho.

A rádio Antena Livre esteve, entre as 11 e as 13 horas, com uma emissão em direto do local para dar a conhecer melhor esta estrutura, numa altura em que está proibido o abate de animais. De acordo com o veterinário municipal, Vítor Grácio, há duas soluções para os animais que são abandonados. Ou a adoção, ou então viverem no canil. E à pergunta sobre o que fazer quando a capacidade de alojamento estiver nos limites a resposta foi simples: “aumentar o canil”. De qualquer forma o importante seria mesmo que os animais não fossem abandonados, infelizmente uma prática comum e transversal a todas as zonas do país.

Entre janeiro e setembro deste ano, foram realizadas 37 esterilizações a canídeos e 31 a felídeos.

Recorde-se que entre janeiro e setembro de 2020 foram investidos no Canil Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal 110 mil euros que, entre outros melhoramentos, permitiu a instalação de boxes pré-fabricadas e a reabilitação da zona de recreio dos animais.

O Canil Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal pode ser visitado todos os dias, entre as 8h e as 16h. Os responsáveis indicam, e aconselham, as visitas através de agendamento prévio.

Pode ouvir toda a emissão especial do último domingo, em direto do Canil de Abrantes

Miau Magazine
Author: Miau Magazine

teste

- Advertisment -

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome