Câmara de Oeiras realiza campanha de adoção de gatos no dia Mundial do Gato

Programas de adoção e medidas de prevenção de abandono animal - que incluem distribuição mensal gratuita de ração, cuidados médicos veterinários básicos e esterilização - são algumas das políticas de bem-estar animal que o Município tem vindo a desenvolver.

0
216

A Câmara Municipal de Oeiras vai assinalar o Dia Mundial do Gato, a 8 de agosto, com a promoção de uma campanha de adoção de gatos. A iniciativa vai realizar-se no Centro de Apoio ao Animal, no Jardim Municipal de Oeiras, das 8h às 20h.

Quem pretender adotar um gato deve levar consigo uma transportadora.

Recorde-se que a Câmara de Oeiras tem vindo a desenvolver políticas de bem-estar animal inovadoras. No que diz respeito aos gatos, a Câmara Municipal estabeleceu um programa que conta com o envolvimento de voluntários e de cuidadores de colónias de rua, que permitiu conhecer e ter georreferenciadas todas as colónias existentes.

Através do Centro de Apoio Animal, localizado no Jardim Municipal de Oeiras, o Município disponibiliza gratuitamente cuidados veterinários para os gatos provenientes das colónias do concelho e realiza a sua esterilização e desparasitação, encaminhando todos os animais com características que o permitam para adoção.

Anualmente são esterilizados cerca de 1600 gatos, o que tem permitido a redução natural dos animais de rua, e são adotados cerca de 650.

No que toca aos cães, além de realizar campanhas regulares de sensibilização para as boas práticas, fiscalização para evitar o abandono e maus tratos, e de um programa de adoções, o Município estabeleceu ainda parcerias para proporcionar aos munícipes carenciados a distribuição mensal gratuita de rações; e protocolou, com a Ordem dos Médicos Veterinários, a atribuição de um voucher (cheque veterinário) para cuidados médicos veterinários básicos e esterilização.

O Município de Oeiras tem ainda implementado um regime de identificação eletrónica a todos os animais adotados, tanto para cães como para gatos.

Anualmente, a Câmara de Oeiras organiza a Feira Animal, com expositores de todas as áreas ligadas à temática animal, exposições, workshops, demonstrações de raça e atividades para famílias e crianças, a par da tradicional campanha de adoção responsável, grande objetivo da realização deste evento.

Na última edição da Feira Animal de Oeiras, que decorreu dia 4 de maio, no Jardim Municipal de Oeiras, foram adotados 18 cães e 36 gatos. Um número recorde de adoções.

Na última edição, em maio deste ano, foi lançada oficialmente a Pet B Home, uma plataforma digital inovadora e única no mercado, que pretende resolver o problema de muitas pessoas: onde deixar os animais de estimação em período de férias, ausência prolongada ou, simplesmente, por um período de curta duração.

A Pet B Home foi criada pela associação Pet Behaviour (que tem sede em Oeiras) e conta com o apoio do Município no âmbito da estratégia de prevenção do abandono de animais de estimação no concelho. Trata-se da primeira plataforma de booking animal, com o objetivo de fornecer uma solução abrangente no bem-estar dos animais de companhia, que vá ao encontro das necessidades financeiras, legais, sociais e emocionais de todas as famílias pet friendly em Portugal.

Para tal, a Pet B Home parte do conceito de serviço comunitário, assente na troca de disponibilidades entre as famílias registadas e que estão disponíveis para receber em suas casas e cuidar, gratuitamente, de animais de companhia, em concreto cães e gatos, com especial enfoque nos períodos de férias ou de ausência prolongada.

Author: Miau Magazine

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome