Coimbra celebra o Dia da Criança com ações de sensibilização e adoções de animais

0
234

É a pensar nos mais pequenos e em proporcionar-lhes um fim-de-semana repleto de boas emoções, com muita diversão e experiências que a União das Freguesias de Coimbra (UFC) prepara a Celebração do Dia Mundial da Criança, que irá decorrer no fim-de-semana de 1 e 2 de Junho, no Jardim da Sereia, em Coimbra, entre as 10h00 e as 18h00.

A União das Freguesias de Coimbra, organizadora da iniciativa, assegura que “este dia servirá para um conjunto de reflexões sobre os Direitos da Criança e também para os deveres como agente de partilha e desenvolvimento das gerações vindouras”.

E a consciencialização para os Direitos e bem-estar dos animais é um dos temas que estará em destaque neste evento.

“Um adulto responsável é consequência da educação e consciência cívica incutida em criança” refere a organização da Celebração do Dia Mundial da Criança, uma iniciativa que não tem precedentes na cidade dos estudantes. “Neste sentido, consideramos importante sensibilizar as crianças para o respeito que devemos aos demais animais que connosco habitam e partilham a vida, quer sejam animais domesticados ou silvestres” acrescenta.

O emblemático Jardim da Sereia, em Coimbra, irá receber mais de um milhar de crianças nestes dois dias do evento.

Assim, para este dia irão marcar presença algumas associações de proteção animal que proporcionarão a todas as crianças e respetivos acompanhantes, ações de sensibilização para o respeito pelo bem-estar dos animais, alerta para o elevado número de abandono e maus-tratos a que muitos animais são sujeitos, importância da esterilização, vacinação e ações de promoção de adoção responsável.

Para já, estão asseguradas as presenças da Escola de Cães Guia de Mortágua e das associações de proteção animal Condeixa Patudos e Gatos Urbanos.

Um evento com atividades e animação para todos os gostos

Das várias atividades que estão a ser preparadas, destacamos ainda o “Jardim das Emoções”, preparado pela Associação Artística e Cultural Salatina e da Woman to Woman. O “Jardim das Emoções” retratará o quotidiano de uma criança e as suas expetativas em torno na atividade diária, sempre aliado ao conjunto de emoções que vai vivendo ao longo do dia.

Nestas “estações” os mais jovens vão poder ver, questionar e participar em jogos, no Canto do Conto, Canto da Música, brincar com marionetas, ir ao teatro, impressionarem-se com os truques de magia, improvisar no batuque, desenhar, explorar a fauna e flora e apreciarem os espetáculos no Palco Concerto.

Para além da diversidade cultural e pedagógica presente nos pequenos recantos, na entrada do Jardim da Sereia estará instalado um “Palco Concerto”, onde serão realizadas algumas apresentações musicais.

Apesar do evento ser para pequenos, os graúdos não foram esquecidos. No recinto do Jardim da Sereia, haverá uma zona para petiscar e o habitual comércio associado a este evento. O algodão doce, pipocas, crepes, carroceis, pinturas faciais, etc.

O evento é de entrada livre, as crianças estão todas convidadas e os adultos também são bem-vindos! “Desejamos que este fim-de-semana seja vivido em família, incentivando a participação de pai e filhos, avós e netos, nas diversas atividades”

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome