DIA MUNDIAL DO ANIMAL: OMV LANÇA CAMPANHA QUE PROMOVE UMA SÓ SAÚDE PARA TODOS

0
57

Para assinalar o Dia Mundial do Animal e o Dia do Médico Veterinário que se celebram hoje, dia 4 de Outubro, a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) lança a campanha com o mote “Uma Só Saúde, uma Profissão”.

A campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a atuação do Médico Veterinário em questões ligadas à saúde pública, mostrando que a Medicina Veterinária vai muito além da causa animal.

O conceito Uma Só Saúde (One Health – OH), representa uma visão integrada das áreas que envolvem o bem-estar humano, animal e ambiental e defende o amplo papel que o Médico Veterinário exerce na solução de desafios globais para a sociedade.

Proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), esta abordagem reúne a saúde dos três pilares numa única área, dada a interligação que existe entre a saúde humana, dos animais e do meio ambiente.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, comentou que “há necessidade de maior interação neste campo. A saúde é indissociável entre a saúde humana, ambiental e animal, e a profissão de Médico Veterinário extrapola o campo da saúde animal, pelo que deve ser considerado como um profissional de saúde completo, que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo”.

O Médico Veterinário atua e influencia em áreas diversas como a qualidade dos alimentos, solos, água, saúde pública, genética e no controlo de doenças que circulam nos animais e atingem as pessoas – zoonoses.

A abordagem de Uma Só Saúde implica uma atuação multidisciplinar, fundamental perante as ameaças à saúde humana, nomeadamenteas doenças infeciosas emergentes, resistência aos antimicrobianos (coloquialmente designados por antibióticos), mudanças climáticas, poluição ambiental e outros problemas que envolvem a Saúde. Quer seja na prevenção, controlo ou erradicação de doenças, garantindo a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população, o Médico Veterinário tem um papel relevante em várias áreas de atuação, de forma integrada, para a garantia da saúde pública, animal e ambiental.

Como refere ainda Jorge Cid, “esperar por uma Saúde humana sem simultaneamente lutar por uma Saúde animal, é perder tempo e recursos. O combate mundial aos problemas de saúde começa no tratamento do indivíduo doente, em cada exploração de pecuária e em cada país, e o Médico Veterinário destaca-se como o profissional amplamente qualificado para implementar e coordenar ações para a saúde de todos, com impacto positivo para a sociedade”.

A campanha Uma Só Saúde, Uma Profissão, vai ser veiculada em canais de televisão e plataformas sociais.

Assista ao vídeo:

Miau Magazine
Author: Miau Magazine

teste

- Advertisment -

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome