Gatos esquisitos ou mais evoluídos?

80
1350
MeNina é fã de alface

Alguns gatos adoram brócolis (brócolos), abóbora, abobrinha, alface, ervilha, catalônia, amendoim, abacate, lichia, e até atemóia. Repito: atemóia. Se você achou o nome esquisito, imagine ver gatinhos se lambuzando com essa fruta exótica.

Fiz um post para descobrir gatos com paladar estranho e choveram relatos de tutores! E nem couberam todos aqui, por isso será feita uma segunda matéria sobre gatinhos com paladares fora do comum incluindo comentários postados ao final deste texto.

E aliás, seriam gatos esquisitos ou mais evoluídos, já que estão se adaptando a uma alimentação bem mais variada?

Os tempos estão mudando, os animais evoluindo e prova disso são os gatos de Simone Camargo, que mora em Itapecerica da Serra (SP) e filma tudo. “Miu, Eloah e Ravy adoram frutas como atemóia, pinha, lichia, melão, mamão, abacaxi (só dou um pedacinho pequenino devido à acidez), manga, caqui, praticamente todas! Adoram sucos de frutas, principalmente maracujá, e saladas!”, conta.

Eloah e Miu devorando abacate

Simone explica como os seus gatos começaram a comer tantas coisas diferentes: “Eu e meu marido somos vegetarianos. Certa vez, preparando uma torta de legumes, caíram alguns pedacinhos crus no chão e o Miu comeu. Sempre que eu fazia algo com legumes ele miava alto e pedia. Nessa época ele era filho único. Depois foram chegando outros gatos e creio que eles aprenderam com o Miu a comer frutas e legumes”. Simone faz inclusive uma papinha onde mistura frango com abobrinha, cenoura e abóbora. Os gatos devoram! Mas eles também comem ração.

Já a MeNina Maruyama é fã de alface.  Vejam que história interessante narrada pela Márcia Lima de São José dos Campos (SP):

MeNina é fã de alface. Pritty só observa. “Será que é bom?!”

“Eu comprava grama de gato e plantava milho porque via o interesse dela nas plantas do jardim. Mas teve um dia que não tinha milho nem graminha. Ganhei uma Hortênsia e a Nina comeu uma folha que é venenosa para gatos. Fomos parar no hospital veterinário. Doei todas as plantas da casa. Um dia, chegando da feira, a Nina entrou em uma sacola e se agarrou num pé de alface. Achei engraçado e nem dei importância. Só que começou a fazer isso sempre, até que peguei uma folha, lavei e dei. Ela comeu feito uma doidinha. O veterinário disse para não dar todo dia, mas ela sente o cheiro e mia alto. Então se os humanos da casa comem alface, a Nina tem que comer primeiro”.

Abóbora e brócolis: preferências felinas

“Meus gatinhos gostam de brócolis e abóbora. Comem só cozidos, sem tempero nenhum. Se não escondo eles terminam com meu almoço, além de comerem também a comida do cachorro. Tenho uma gatinha que gosta de mastigar a erva do mate, tradição aqui no Rio Grande do Sul”, diz Irezabet Nunes.

“Tenho uma gata viciada em abóbora cozida somente na água”, diz Fernanda Luck Bianchi de SP. Eloá Sodré Bernardi, de Rio Verde (GO) revela: “Meus filhotes Swan e Troboo gostam de cabutia (um tipo de abóbora) e milho. Também roubam a ração do cachorro”.  A gata Preta de Mary Oliveira (SP) também tem o hábito de comer a ração do cachorro: “Troquei de ração, comprei potes que ficavam mais altos e nada. Ela chegou a ter problema de rins. Depois passou a comer só a ração dela, mas de vez em quando eu pego ela no prato do cachorro”.

“Minha gata Tuca adora brócolis e amendoim”, diz Rossane Menegassi, de Porto Alegre (RS). “O meu Yuliy come ervilhas. Quando eu comia omelete com ervilhas sempre caíam algumas no chão.  Ele comia todas e ficava com carinha de pidão. Hoje em dia eu separo as dele”, conta Emanuele Aldine de Natal (RN).

Tupã, uma onça-pintada que vive no Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos em SP, prova que a paixão por abóbora não é só de pequenos felinos. Tupã chegou ao santuário filhote depois de perder a mãe e dá um show com uma abóbora nas garras. Depois de brincar muito come a abóbora inteirinha.  Veja o vídeo:

Olha que coisa linda esse filhotão de onça pintada brincando com uma abóbora. O nome dele é Tupã e nessas imagens ele ainda estava em quarentena para se acostumar com seu novo lar. Ele teve uma história triste. Algumas pessoas de uma comunidade ribeirinha o encontraram e o mantiveram preso em uma corrente como uma atração. Aí, ele cresceu e começou a colocar em risco a comunidade. Mas hoje ele está maior, mais forte e vivendo uma vida de santuário. E ele tem também bolas apropriadas para suas brincadeiras.

Publicado por Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos em Quarta-feira, 7 de novembro de 2018

 

Vale ressaltar que há frutas e plantas impróprias para os gatos. Leia em 

 

VEJA O VIDEO REUNINDO GATOS COM PALADAR ESTRANHO

Esquisitices na hora de comer

Tive na adolescência uma gata chamada Pixote. Minha mãe trazia uns peixinhos da feira e colocava num pote com água para ela pescar. Claro que os peixinhos já estavam mortos, mas Pixote ficava feliz da vida tentando tirá-los da água e depois jogando-os pela cozinha até finalmente se saciar deles.

Mas tem outros gatos com manias bem esquisitas na hora de comer. O Horus, da Hilda Anjos de Indaiatuba (SP), não pesca peixe, mas pesca ração: “Ele tem o hábito de pegar a ração seca uma a uma e jogar dentro do potinho de água. Em seguida pega com a patinha e come a ração molhada!”.

“A Milka faz um escândalo de manhã, hora em que dou o sachê. Parece faminta há dias. Mal espera colocar no prato. Daí dá uma cheiradinha e lambe apenas o caldinho. Quando pedimos pizza, quase entra dentro da embalagem. Fica maluquinha, mas não come. Talvez seja o cheiro da azeitona”, conta Tatiana Ender, de Blumenau (SC).

Abby Penélope atacando a catalônia

Já a siamesa Abby Penélope Nikita Terrorrista Bin Laden Chimbica Paçoca, cujo nome já é esquisito do começo ao fim, comia de tudo, pois, passou fome antes de ser adotada. “Comecei a dar sachê para ela não revirar lixo. Lambia todo o prato até ficar bem limpo. Até que percebeu que a Milka apenas lambia o sachê e passou a só lamber também”, diz Tatiana. Embora as duas gatas só lambam os sachês, amam Catalônia e Almeirão.

Ainda se estão a lembrar da Miu e Eloah, de quem falámos em cima? Aqui estão a beber um suco de maracujá!

Comedouro de gato mais alto e funcional

Se a alimentação está mudando, natural que mudem também os comedouros à medida que conhecemos melhor as necessidades felinas. Aos poucos vão surgindo pratinhos funcionais. A empresa NF Pet www.nfpet.com.br criou um modelo ergonômico batizado de “Mr. Bigode” que é mais alto (16 cm), côncavo para reter a ração no centro e antiformigas. Aliás, o Mr. Bigode será SORTEADO entre as pessoas que deixarem comentários nesta matéria.

Quem inspirou a criação desse produto foi um cachorrinho chamado Luisinho. “Um cachorro apareceu aqui (na época era uma ferramentaria), com alergias, sarna, e muito sujo de óleo de cozinha. Resolvemos cuidar dele e nas idas e vindas da petshop, notamos que com a estrutura que tínhamos poderíamos fabricar produtos para o público pet”, contam os sócios Neuzir e Natalino Fávaro.

Comedouro ergonômico e funcional

Segundo Luana Sartori, veterinária da Nutrire www.nutrire.ind.br , “o debate sobre os comedouros elevados é válido, visto que devemos analisar os felinos por sua ancestralidade”. Ela explica: “Observando o gato anatomicamente observamos que não é confortável alimentar-se ou tomar água com a barriga encostando no chão – que é como eles comem com os potinhos de ração mais comuns no mercado. Ocorre uma compressão do estômago, o que faz com que comam menos ou recusem o alimento. Outra questão importante a ser analisada são os vômitos ou refluxos frequentes. Podem ser consequência do desconforto estomacal na hora da alimentação, visto que pode ser até doloroso comer em pé – o que alguns gatos fazem com os potinhos no chão”.

E complementa: “Os potinhos devem ficar na posição que ocasione mais bem-estar ao felino na hora da refeição. Tudo indica que esse ideal é o comedouro na altura do peito do gato (ou do cotovelo). Se o tutor não tiver condições de gastar com um comedouro novo, pode elevar a vasilha do gatinho com uma caixa, pois o efeito é o mesmo. Também funciona para a água”.

RECADO PARA OS LEITORES

COMENTÁRIOS E SORTEIO

SORTEIO DO CALENDÁRIO FELINO JULHO2019/JUNHO2020 da marca “Ághata Borralheira” https://www.facebook.com/aghataborralheirabook/ FOI PARA LUCIANA (email anfitria.pet) que receberá o brinde em sua casa.

Querem ganhar um COMEDOURO MR. BIGODE?

Para concorrer ao COMEDOURO MR. BIGODE é necessário deixar comentário nesta matéria. O SEU GATINHO COME ALGO MUITO DIFERENTE OU FAZ ALGO ESQUISITO NA HORA DE COMER?

O sorteado é sempre revelado na matéria seguinte.

Nova reportagem sobre paladares estranhos dos felinos também será feita com base em comentários aqui postados.

(NOTA: Os comentários estão sujeitos a aprovação pelos administradores do site pelo que poderão não ficar disponíveis de imediato)

COMENTÁRIO DA PESQUISADORA SUSANNE SCHOTZ SOBRE A MATÉRIA “MIADOS COM SOTAQUE”:

A matéria publicada nesta coluna semana passada deu o que falar (ou seria miar?)

A professora Susanne Schotz amou o texto e o vídeo. Vejam o que ela me escreveu:

Dear  Fátima,

Thank you for the link to the report! It looks really nice!

I liked you video too!

All best,

Susanne

Obrigada… e espero vocês na próxima quinta!

Fátima ChuEcco

Fátima Chuecco é uma jornalista brasileira especializada em matérias sobre animais e apaixonada por gatos. Mora em SP com suas gatas Dianna e Rebecca Selvagem.

Author: Fátima ChuEcco

Fátima Chuecco é uma jornalista brasileira especializada em matérias sobre animais e apaixonada por gatos. Mora em SP com suas gatas Dianna e Rebecca Selvagem.

80 Comentários

  1. A Abby Penélope Nikita Terrorrista Bin Laden Chimbica Paçoca tem esse nome comprido pois ela apronta todas! Deve ser hiperativa. Escalar cortina, tela, janela… Ela ama brincar de esconder e de pegar. Pena que não consigo gravar na hora. Todas são preferidas.

    • karina… obrigada… pode até ter, mas os veterinários não aconselham… o ideal é dar fruta e legume mas não deixar de dar raçao ou carne… de qualquer forma, essa mudança de hábito alimentar é um passo evolutivo

  2. Interessante os relatos!!!! Isso abre muito o leque de possibilidades na dieta deles. Às vezes nem tentamos nada diferente do habitual. Também achei ótima a informação sobre a altura dos comedoros!!!

    • Soraia… obrigada!Boa sua observação, pois, de fato a gente só oferece o tradicional sendo que deve ter muitos gatinhos com paladar mais variado. E os comedouros funcionais são ótimos tb – algo que eu tb nem imaginava!

  3. Adorei a matéria. Parabéns. Além de divertida é instrutiva.
    Amo todos os animais, mas gatos são minha paixão. É muito bom poder acompanhar as peripécias e hábitos destas adoráveis criaturinhas.

  4. que matéria divertida, vendo esses gatinhos comendo coisas que a gente nem imagina, paladar muito apurado até abacate hahaha adorei, matéria curiosa e divertida, parabéns. aguardo a próxima.bj

  5. Fátima foi um prazer imenso participar desta matéria!!! Orgulhosa de ver meus bbs e outros no vídeo, aliás, que ficou super divertido … Divulgar estas crianças maravilhosas é tudo de bom!
    Parabéns por seu trabalho, que Deus a ilumine sempre!
    Ganhaste uma fã!

    • Hellen… que curioso! Faltou beterraba na matéria! E seu video interessa sim!!!! Farei outra matéria sobre o assunto porque muita gente tem coisas interessantes pra contar! Obrigada!

  6. Meu Ouriovaldo um amarelo grandão e lindão, adora comer alface, chega a roubar da sacola de compras. Quando chego ele pede desesperado, parece que sente o cheiro.

  7. A minha May gostava de abacate batido com leite ou gema de ovo crua. Agora que está mais velha é só a ração seca ou petisco que ela gosta de “caçar”, fico jogando para ela pegar e comer.

  8. Que reportagem bacana! Daqui pra frente vou acompanhar a Miau Magazine!
    Agora, os gatinho que comem atemóia foi demais!!! Além de alface, vou oferecer outros alimentos para minhas meninas!!!
    Bjs

    • Marcia… tb fiquei surpresa com gatos comendo atemóia… mas comer alface, frutas, abóbora… tudo isso é incrível… e os videos que recebi uma graça! Obrigada pela contribuição!

  9. Minha gata é louca por plantas. Tenho que deixar todas altas para ela não comer. Mas compro graminha para ela.
    Obrigada pelas dicas! Também adorei a materia sobre as frutas e plantas perigosas. Ficarei mais atenta!
    Que tal Uma matéria sobre os hábitos curiosos dos felinos? Ia adorar!
    Abraços!

    • Priscila… obrigada pelo feedback… e que bom que a matéria sobre plantas te ajudará a saber o que deve ficar bem longe de sua gata. A matéria de hoje foi sobre hábitos alimentares estranhos ou curiosos. Hábitos curiosos relacionados a o que vc sugere? Dê alguns exemplos… quem sabe vira matéria.

  10. A Pipoca Cat nunca foi de se interessar em comer algo de humano kkkkk ate um dia que cheguei de um casamento e deixei os Bem Casados em cima da mesa, bonitinhos e embaladinhos. No dia seguinte estavam rasgados e lambidos. Descobri q ela é “loucaaaa” por doce de leite kkkk q tinha no recheio.
    E como ela nunca se interessou poe nada, um dia tbm.”esqueci” peito de peru em cima da mesa 😔 qnd vi ela ja estava acabando de comer uma fatia 😹😹. Mas algo saudavel q é bom nadinha 😼😸😸
    Bjkas 😽😽😽😽

    • Cintia… obrigada por compartilhar essa experiência. É raro gato gostar de sabor doce…. e os veterinários dizem que não se deve dar doces aos gatos. Mas a gente percebe que Pipoca gosta de guloseima, né? Ela deve manter o espírito de criança intacto.

  11. Tive um gatinho que comia melão quando via minha mãe comer. Era um fofo. Mas os que tenho agora só comem ração e carne. Eu tentei dar outras coisas, cenoura, jiló escondido na carne que ofereço mas não deu certo. Faço comida para meu cachorro porque acho as rações ruins. Comida é mais saudável, mas não consegui que os gatinhos comessem. Adoraria que eles gostassem de verduras.

    • Debora… empatamos. Minhas gatinhas tb são mais tradicionais. Uma delas come pamonha, mas nada além disso. Por outro lado, vc viu quanta coisa que pode ser oferecida? Alface e abóbora, por exemplo… parece que muitos gostam!

  12. Que legal uma revista para os fãs de gatos!!! E se tratando de peculiaridades de felinos, não vai faltar assunto.
    Gostei muito da matéria e também de ver minhas meninas na revista.
    Parabéns

  13. Eu acho super interessante essas informações sobre os outros animais, porque a gente sempre acha que os nossos é que são estranhos por fazerem coisas diferentes mas qdo vc vê o que os bichinhos dos outros andam fazendo, os nossos parecem tão normais.

  14. Eu acho super interessante essas informações sobre os outros animais, porque a gente sempre acha que os nossos é que são estranhos por fazerem coisas diferentes mas qdo vc vê o que os bichinhos dos outros andam fazendo, os nossos parecem tão normais.

  15. Minha mãe teve uma gata frajola, a Pituca.
    Amava brócolis, já miava querendo quando ainda estava cozinhando. O cheiro a deixava louca. Amava tomates mas sua paixão era azeitona!! Brincava com a azeitona a rolando pela casa toda e depois comia. Mas o caroço ela deixava😻😻😻

  16. Amei as histórias!
    Tenho um gato que é apaixonado por manga e outra que rouba a comida da cachorra. E dois que já estão no céu dos gatos que amavam uva e azeitonas verdes, mas só azeitonas verdes.
    Essas crianças patudas são demais!😍😍😍
    Obs: Os que amavam uva não comiam só se roubasse, porque uvas prejudicam os rins de gatos e cachorros e eu sempre ficava de olho.

    • Elaine… esse seu gato apaixonado por manga é incrível… farei outra matéria sobre esse assunto e acho q ele poderia participar. E vc está certa quanto as uvas. Os veterinários dizem que não pode dar. Obrigada pelo feedback!

  17. Amei a matéria.
    A minha Mia, come ração, e vez ou outra dou um pouquinho de carne vermelha.
    Gostaria que ela comesse frutas e legumes, como esses gatinhos da matéria, mas ela não gosta.

    • Jaqueline… minhas gatas tb são tradicionais. O máximo de extravagância é que uma delas adora pamonha, mas não chega aos pés dos relatos da matéria. Vc viu o video? Mostra pra Mia… quem sabe ela se anima!

  18. Tenho uma gatinha chamada Lili, que só de sentir o cheiro da azeitona fica doida miando sem parar, quando dou um pedacinho, primeiro ela brinca jogando ele pela casa, e só depois come, e daí começa tudo novamente, miar pedindo mais.

  19. Infelizmente não comem nada diferente, mas esta sua matéria me inspirou e muito a tentar todas essas gostosuras com eles. Obrigada pelas dicas … adoro suas matérias .

  20. Bom saber que não sou a única que não oferece só ração para nossos amiguinhos . Tenho um Husk e até agora não sei se ele é cãozinho ou gatinho! Primeiro ele adora gatos é capaz de ficar muito tempo admirando um qdo encontra. Alimentação além da ração ama pimentão cru , salsinha, rúcula, tomate, cenoura etc e troca frango ou carne vermelha por qq tipo peixe. Além de alguns comportamentos bem próximos aos de gatos. E ainda por cima é um gatão rsrsrs.

    • Livia… adorei seu relato. Que cachorro esquisito…ou será mais evoluído? Pimentão cru? Rúcula? Curte gato e peixe? Que DNA canino mais único! Obrigada por compartilhar história tão interessante!

  21. Adorei a matéria! Minhas gatas cheiram muito tudo o que eu trago do supermercado. Inclusive entram nas sacolas. Já é um ritual. Mas não comem nada. Só ração seca e sachê. A Pink devora o sachê que misturo com mais água, já a Sofia só toma o caldinho. Depois a Pink acaba com o sachê que sobrou da Sofia. 😻

  22. A gata da minha mãe, a Pituca, adorava brócolis, ficava esperando cozinhar, pois o cheiro já a deixava doidinha kkkk.
    Tomate então ela amava.
    Mas sua paixão era azeitonas.
    Brincava rolando a azeitona pela casa toda s depois comia, mas deixava o caroço kkkk

    • Valeria… a Pituca era uma dessas gatinhas mais evoluídas que apreciavam comidas fora do comum, ou seja, com capacidade de adaptação a ovos sabores. Até tomate? Que interessante! Obrigada por compartilhar essa história!

  23. A minha Mel joga a ração para fora do pote uma a uma para comer. E a minha bebê Nina gosta de melancia, como a minha Layla, que virou anjinho em dezembro…

  24. Muito legal…… acho até muito mais saudável comidinhas naturais….. as rações geralmente mudam muito pouco de sabores…. com frutas e vegetais, podemos ter muita variedade de sabores, cores e texturas….o que é um bom motivo para experimentar….assim eles comem mais e mais saudável também…👍🏼

    • Rose… hoje em dia varias rações estão acrescentando frutas legumes e verduras… é um avanço… mas veja que vários deles adoram explorar, eles mesmos, coisas novas pra comer… muito interessante mesmo ver esses gatinhos com paladares tão inusitados.

  25. Muito curioso saber que os gatinhos estão ficando vegetarianos….. quando era criança e tinha gatos em casa, me lembro que eles só queriam comer sardinhas.minha mãe ficava muito brava e dizia que não podia ficar gastando com sardinhas….. deve ter muita gente que nunca tentou dar frutas e verdura para aguçar o apetite dos felinos…. boa dica!!!!

    • Rose… verdade… a gente fica achando que seria impossível um gato gostar de frutas e verduras e nem oferece… mas veja quanta coisa diferente eles podem gostar. Quanto as sardinhas, tem uma linha veterinária que aconselha a volta da comida natural…

  26. Tenho um gatinho chamado Barry, ele tem 2 aninhos e não gosta de comer frutas ou legumes nao sei por que, ja tentei dar pra ele mas ele não gosta. Enfim a matéria foi muito bonitinha <3

    • Evelyn… obrigada… cada gatinho tem seu próprio jeito de ser. O Barry segue a linha mais tradicional, mas ele tb é bem novinho… às vezes, com o tempo, o paladar vai mudando.

  27. Meu gato Thor, ama comer batatinha crua, repolho, melão e melancia. Ele foi achado na rua pelo meu irmão , tinha 2 meses e estava sujo e desnutrido. Adotamos ele é hoje está com 2 anos , lindo e forte.

  28. Nunca mais me esqueço no dia em que depois de comer deixei um resto de peito de frango com legumes em cima da banca, quando regressei o Poeta tinha comido os bróculos e o curgete e deixado o frango!!! Claramente preferia os legumes e por isso começou a ser um drama com os legumes, sempre que fazia o Poeta berrava que também queria… A única coisa que tinha um efeito semelhante era o fiambre, ai de quem abrisse o frigorífico lá em casa, só faltava meter a pata na cabeça e fingir que desmaiava… Hoje em dia o Linhaça e o Goji (as minhas sementinhas) têm gostos bem diferentes do Poeta, o Goji adora molhar a razão para comer, detesta erva gateira e adora uma pequena planta que tenho lá em casa, não lhe faz mal e ele adora. Já o Linhaça adora fruta, qualquer tipo de fruta, vai à fruteira tira brinca e come (tenho que ter cuidado com o que fica à disposição) e pão! Se não guardo o pão é certo e sabido que chego a casa e o malandro já lanchou!

    • Margarida… adorei seu relato… muito engraçado! E os nomes de seus gatinhos muito criativos. Obrigada por compartilhar história tão interessante, mas apenas tome cuidado com algumas frutas e temperos. Na matéria tem o link de uma outra sobre frutas e plantas tóxicas. Uva, por exemplo, nao pode dar para gatos e nem cebola, cebolinha e alho.

  29. O sorteado com um pote funcional para gatos será anunciado na próxima matéria dessa coluna, quinta-feira, dia 13 de junho

  30. A Paçoca adora mamão. Qd vou comer mamão, ela vem correndo pra ganhar um pedaço. Esse pedaço deve ser amassadinho, pra ela se deliciar. Já ofereci outras frutas, não teve interesse.
    A irmã dela, minha estrelinha Cocada, tb era apaixonada por mamão, e gostava tb de dar uma lambidinha na vitamina de abacate. Sei que abacate não é bom, mas era tão pouquinho, nunca fez mal a ela. 😻😻😻😻😻

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome