Jardim Zoológico de Lisboa vai apresentar três crias de leão

Os leões encontram-se em acentuado declínio no habitat natural. A reprodução em parques como o Jardim Zoológico assume elevada importância.

0
228

São dois machos e uma fêmea e têm sete meses de idade: os três novos leões-africanos (Panthera leo) do Jardim Zoológico de Lisboa serão apresentados esta semana.

As crias serão amamentadas pela progenitora ao longo de dois anos, período durante o qual os leões aprenderão a caçar, a camuflar-se e a compreender a hierarquia do grupo em que estão integrados, refere o Jardim Zoológico em comunicado.

Recorde-se que, entre os dias 5 e 10 de junho, o Jardim Zoológico assinala a Semana do Ambiente, com a apresentação destes verdadeiros “Reis da savana africana” que convidam os visitantes a visitar o Zoo e a desvendar curiosidades sobre a espécie ao mesmo tempo que participam nas atividades lúdico-pedagógicas que os irão inspirar para a conservação da natureza.

Com a chegada dos novos membros felinos, aumenta para 10 o número de elementos do clã. De porte majestoso, o Leão-africano é o maior carnívoro do seu continente. O macho é maior e mais pesado do que a fêmea e exibe uma extensa juba que se começa a evidenciar a partir dos 3 anos de idade. Ambos os sexos, exibem um tufo de pelos na ponta da cauda, que utilizam na comunicação entre o grupo, além de expressões corporais e vocalizações que resultam em sonantes rugidos.

Foto: Jardim Zoológico

Corajoso e imponente, é símbolo de força e poder e por isso é muitas vezes representado em brasões, bandeiras e esculturas.

Classificada como “Vulnerável” pelo IUCN (International Union for Conservation of Nature), a espécie encontra-se em acentuado declínio no habitat natural, devido à caça ilegal para obtenção de troféus, à fragmentação do habitat e à perseguição e caça levada a cabo por populações locais, pelo que a reprodução em parques como o Jardim Zoológico assume elevada importância.

Durante a Semana do Ambiente, as iniciativas começarão assim por marcar lugar junto aos Leões, pelas 10h15, com a presença de um biólogo que irá desvendar curiosidades sobre as mais recentes crias ao mesmo tempo em que decorrerá um “Enriquecimento Ambiental” especial que estimulará os comportamentos naturais da espécie.

Author: Miau Magazine

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome