Luzes, Câmara, Ação! Vem ai o 1º Festival Internacional de Cinema dedicado aos animais de companhia

O PETFest - Festival Internacional de Cinema dedicado ao tema dos animais de estimação, incluirá filmes de ficção, documentário e animação e procura apoio para a organização.

0
81

O PET FEST é um festival de cinema sobre os animais de estimação e a sua relação com os humanos, cuja primeira edição terá lugar em Aveiro, já no próximo mês de setembro.

“Este festival promove e valoriza a interação entre o ser humano e os animais com quem vive e partilha momentos de felicidade, de trabalho e de lazer”, refere Pedro Neves, um dos organizadores e responsáveis pela Entidade promotora da iniciativa, a Associação Cultural “Dias Felizes”

A programação do festival apresentará uma seleção dos melhores filmes de ficção, documentário e animação, de curta e longa-metragem, realizados e produzidos por profissionais de todo o mundo.

Uma das novidades será o concurso internacional de vídeos de curta duração (3 a 5 minutos) produzidos por amadores e protagonizada por um animal de estimação com uma história, real ou imaginada, de companheirismo, de aventura, de superação que dará lugar a um programa específico dentro do festival e com prémios associados.

“A programação ficará completa com workshops, debates, programa para escolas, homenagens, exposições, entre outras atividades”, sublinha Pedro Neves, acrescentando que “em todas as edições haverá uma campanha de angariação de fundos para uma instituição de proteção e adoção de animais”

Henrique Praça, co-organizador do PET Fest garante que o evento será “um Festival de Cinema é uma excelente oportunidade para o público poder assistir ao que de melhor se faz na arte cinematográfica e o PET FEST não será exceção. Trará a Aveiro o melhor do cinema de fição de imagem real, de documentário e de animação sobre o tema dos animais de estimação e será o primeiro Festival do género no nosso país”.

A programação será ainda enriquecida com a curadoria realizada por outros festivais congéneres (são conhecidos apenas três: Canadá, Estados Unidos e Méxido) e também por festivais de cinema de animação, em Portugal e noutros países.

No PET FEST os protagonistas serão os animais de estimação e os homens, as mulheres, as crianças e os jovens com quem partilham vidas, companheirismo, aventuras e desventuras, atividades de busca e salvamento, de guia, de ajuda na deteção de atos ilícitos, entre muitos outros. Mas também histórias animadas por alguns dos melhores autores de cinema de animação ou narrativas produzidas pelos documentaristas que em todo o mundo nos vão dando a conhecer histórias maravilhosas de superação e de companheirismo ou denúncias de situações intoleráveis para com os animais.

A organização sublinha ainda que “o PET FEST subscreve os valores da Declaração Universal dos Direitos dos Animais da UNESCO”

A organização do evento acabou de lançar uma Campanha de angariação de fundos que torne possível suportar todas as despesas com a organização desta iniciativa, o 1º festival de cinema deste género em Portugal.

Poderão obter mais informações sobre o evento e participar na campanha de crowdfunding em https://ppl.pt/petfest 

 

Entretanto, assistam ao vídeo promocional

 

Miau Magazine
Author: Miau Magazine

teste

- Advertisment -

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome