PAN Lisboa propõe apoios financeiros para famílias carenciadas detentoras de animais

0
789

Foi aprovada por maioria, com o voto contra do PCP, abstenção do PEV e de 3 deputados independentes, na Assembleia Municipal de Lisboa, a moção do PAN que pretende que o Governo conceda apoios financeiros às autarquias para prestarem apoio às famílias carenciadas, pessoas em situação de sem-abrigo e pessoas idosas detentoras de animais.

O Grupo Municipal do PAN propõe que este apoio seja realizado em parceria com associações de proteção animal, implementando programas municipais que garantam que as pessoas mais carenciadas têm acesso a cuidados médico-veterinários, alimentação e abrigos para os seus animais.

Esta proposta pretende dar resposta a um problema já existente e que foi agora agravado com a crise provocada pela COVID-19, que está a ter um impacto dramático no orçamento de milhares de famílias portuguesas, das quais mais de metade detêm animais de companhia.

A par desta realidade, somam-se os apelos por todo o país relativos ao aumento do abandono de animais e dificuldade com as despesas de alimentação, bem como da falta de meios por parte das associações de proteção animal, que viram os seus donativos e número de voluntários diminuir face ao surto do novo coronavírus.

“Congratulamo-nos por esta decisão da Assembleia Municipal de Lisboa, que vem contribuir para sensibilizar o Governo para a necessidade de reforçar as verbas que permitam que as autarquias possam, garantir uma resposta mais integrada no apoio às famílias e pessoas carenciadas, assegurando os cuidados dos seus animais que são, muitas vezes, a sua única companhia. Esperamos que este seja mais um sinal positivo de que estamos no caminho certo para um país mais amigo dos animais e dos seus tutores”, afirma a Deputada do PAN, Inês de Sousa Real.

A Deputada sublinhou ainda que “é da mais elementar justiça que as políticas públicas, em matéria social, incluam ainda o apoio às associações de proteção animal, que tantas e tantas vezes se têm substituído ao Estado, garantindo a recolha, o alojamento e aprestação de cuidados aos animais e ainda o apoio às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social que detêm animais”.

A Moção pode ser consultada aqui.

Miau Magazine
Author: Miau Magazine

teste

- Advertisment -

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome