Porque é que os gatos se escondem?

Mais um tema de Sofia Tavares, da loja online Gataria que irá ajudar-nos a perceber um comportamento tão frequente e, por vezes, intrigante dos nossos felinos.

0
262

Com certeza que já deu por si a não saber onde está o seu gato. Procura com toda a atenção, chama por ele repetidamente, porém, ele ignora qualquer som, com toda a elegância típica.

Até que, de repente, aparece a espreguiçar-se e a bocejar. A preocupação desaparece mas ficamos sempre com aquela curiosidade: “Onde raio é que ele esteve?”.

Pois é, não há dúvidas! Os gatos adoram esconder-se e são bastante bons nisso. Pode parecer peculiar, mas na verdade existem explicações para este comportamento.

1 – Necessidade de sossego

Há momentos em que os gatos gostam de ser o centro das atenções. Mas, quando necessitam de recarregar energias, dão preferência a locais sossegados, longe de fontes de stress (barulhos, pessoas, outros animais) e, por isso, optam por locais onde se tornem invisíveis para nós humanos.

2 – Mais fácil para caçar

Não há dúvidas de que os gatos são caçadores natos e, por puro instinto, estes animais sabem que estando escondidos podem observar as suas presas sem serem detetados (exceto quando deixam a cauda de fora), ganhando vantagem.

Proporcionar ao seu gato locais para ele poder esconder-se é um bom caminho para tornar a sua casa mais catfriendly.

Este túnel de 3 saídas (https://gataria.pt/produto/tunel-3-saidas/) é ideal para entreter um ou mais gatos pois permite-lhes esconderem-se e brincar ao mesmo tempo.

3 – Adoram sítios apertados

A habilidade que os gatos têm de se conseguir encaixar em locais apertados deve-se à extraordinária flexibilidade que possuem. É nestes locais, onde ficam totalmente cercados, que os gatos se sentem mais aconchegados, quentes e seguros.

4 – Questões de segurança

Os gatos mais assustados, tendem a esconder-se mais por se sentirem ameaçados, principalmente quando recebe visitas lá em casa. Nunca force o seu gato a sair do esconderijo. Isso só fará com que ele se sinta mais inseguro do que antes, piorando o problema. Deixe que as coisas aconteçam ao ritmo que ele quer (afinal de contas, a casa é dele).

5 – Questões de saúde

Se o seu gato costuma interagir bastante, brincar, correr e, de repente começa a esconder-se e a isolar-se com regularidade, pode ser sinal de que algo não está bem. Neste caso é recomendável que consulte um veterinário para examinar a situação.

E o seu gato costuma esconder-se?

Qual foi o sítio mais estranho onde o encontrou? Deixe-nos um comentário.

E o seu gato costuma esconder-se?

Qual foi o sítio mais estranho onde o encontrou?

Deixe-nos um comentário em baixo.

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome