Purina Institute organiza simpósio digital sobre a inovação no maneio dos alergénios de gatos e hidratação felina

Um em cada cinco adultos, a nível mundial, sofre de alergias limitando as suas interações com os seus gatos. Os alergénios felinos encontram-se entre a terceira e quinta principais causas de realojamento felino

0
50

O Purina Institute acaba de organizar um simpósio digital, durante o Congresso da Sociedade Internacional de Medicina Felina, trazendo a debate as mais recentes inovações científicas na área do maneio de alergénios felinos e da hidratação dos gatos. Neste simpósio participaram mais de 3000 congressistas de vários países.

O programa incluiu várias sessões interativas sobre a ligação humano – animal de companhia, e no seu potencial de transformação da sociedade. Para os que não tiveram a oportunidade de assistir em direto, poderão fazê-lo ainda, via registo no website da ISFM, até amanhã, dia 18 de setembro.
Nova abordagem ao maneio de alergénios felinos

Durante o simpósio Purina Institute, os especialistas apresentaram uma nova abordagem ao maneio de Alergénios Felinos, chegando à conclusão de que um em cada cinco adultos, a nível mundial, são sensíveis aos mesmos 1,2, o que limita as interações que os tutores possam ter com os seus gatos.
“As alergias são uma das principais causas de realojamento do gato” confirmou o Andrew Sparkes, médico veterinário especializado em medicina felina* durante a sua apresentação sobre o impacto das alergias de humanos a gatos.

O médico falou sobre os felinos e a sua ligação com o ser humano, afirmando que os alergénios felinos se encontram entre a terceira e quinta principais causas de realojamento felino, de acordo com os estudos. “Contudo, também foi demonstrado que apenas 20-30% dos tutores aceitam o conselho do seu médico, no que se refere a remover o gato de casa, em caso de alergia.” Em ambas as situações – desistir de viver com o gato ou continuar a viver com ele quando se sofre de alergia – são muitas vezes escolhas emocionalmente dolorosas e que prejudicam a ligação entre os humanos e os animais de companhia.

Segundo Ebenezer Satyaraj, Director do Departamento de Nutrição Molecular, na Nestlé Purina Research, que apresentou uma abordagem revolucionária no maneio dos alergénios de gatos, “aproximadamente 95% das pessoas alérgicas a gatos estão sensibilizadas contra o principal alergénio felino, o Fel d 1,”.

O imunologista descreveu os estudos por detrás desta inovação, que se baseia na incorporação de anticorpos com origem no ovo na dieta, que neutraliza o alergénio Fel d 1 na sua origem — a boca do gato — espalhado no pelo durante a higiene do mesmo quando se lambe, e depois pelo ambiente quando o pelo e as partículas de pele se libertam.

“A nova abordagem é segura, eficaz e “amiga do gato”, para responder a um problema que impacta inúmeros lares com gatos a nível mundial,” concluiu, acrescentando que, quando incluído num programa de maneio da alergia abrangente, esta abordagem oferece uma oportunidade em reduzir o Fel d 1 enquanto permite que o gato permaneça no lar onde é amado.

Nova abordagem nutricional na hidratação dos gatos

“Muitas patologias poderão beneficiar de uma melhor hidratação do gato,” relembrou o Andrew Sparkes durante a sua palestra, “como a doença renal crónica, doença do trato urinário inferior felino, diabetes mellitus e obstipação.” Contudo, além de disponibilizar alimento húmido e fomentar a maior ingestão de água, as opções são limitadas.

O investigador Brian Zanghi, da área de Investigação e Desenvolvimento Nutricional na Nestlé Purina, apresentou resultados promissores de estudos já realizados, nos quais foi feita uma abordagem inovadora para a hidratação de pacientes, baseado em água enriquecida com nutrientes.

“Os resultados demonstraram que os gatos aumentaram de forma significativa a ingestão de água e melhoraram a sua hidratação, comprovado por maior produção de urina com menor gravidade específica.” Este produto ficará disponível no mercado Europeu no final do ano de 2020.

Reforçar a ligação animal de companhia – humano para transformar a sociedade

Os participantes do simpósio assistiram ainda à apresentação da Ashoka, empreendedores sociais, pioneiros no campo de empreendedorismo social e parceiros do Purina BetterwithPets Prize.

Nalinika Obeyesekere, veterinária e membro da Ashoka, afirmou que “os médicos e enfermeiros veterinários focam-se em determinados serviços, que podem ser diversificados”, ao descrever um projeto de criação de espaços multidisciplinares, que pode incluir serviços como terapias com animais de companhia, pet café, hotéis e mesmo apartamentos pet-friendly, asseverando que “como profissionais, podemos ter um impacto muito mais alargado na ligação humano – animal de companhia, maior do que pensamos que poderemos ter.”

Já Arianna De Mario, diretora das parcerias estratégicas desta organização sem fins lucrativos explorou como a ligação entre os humanos – animais de companhia pode ajudar a transformar a sociedade.

Daniel Rodes Moltó, gestor regional do Purina Institute Europa, Médio Oriente e Norte de África, comentou que “como a voz da ciência Purina, o Purina Institute partilha descobertas científicas e investigação pioneira na área de nutrição com a comunidade médico veterinária mundial. Além disso queremos recuperar a discussão à volta da ligação animal de companhia – humano, do seu poder para transformar a sociedade e que papel os médicos veterinários e outros profissionais da área podem desempenhar. Por esse motivo, organizamos este simpósio como parte do Congresso ISFM.”

*Biografia dos oradores:
• Dr. Ebenezer Satyaraj possui licenciatura em Microbiologia Médica pela Universidade de Madrassa, Índia, e um doutoramento e Imunologia em 1996. Após vários anos de investigação em imunologia molecular na Universidade Médica de Northwestern, Chicago, é atualmente diretor de Nutrição Molecular na Nestlé Purina Petcare e líder a investigação Purina na área de alergénios felinos. É autor de inúmeros artigos científicos nas áreas da imunologia celular/ molecular e citoquinas, membro da Associação Americana de Imunologistas e da Associação Americana de Imunologistas Veterinários.
• Dr. Andrew H. Sparkes BVetMEd, PhD, DipECVIM-CA, MANZCS, MRCVS trabalha exclusivamente na área de medicina felina desde 1987, realizou residência seguida de doutoramento na Universidade de Bristol. Foi designado como Diretor International Cat Care e do seu departamento – International Society of Feline Medicine (ISFM), e desde 2019 tornou-se consultor independente. É diplomado pelo ECVIM e o fundador e atual co-editor do Journal of Feline Medicine and Surgery.
• Dr. Brian Zanghi integrou a Purina em 2005, onde atualmente desempenha funções de investigador sénior no grupo de Nutrição Molecular, no Nestlé Research Center em St. Louis, Missouri. Realizou doutoramento em fisiologia nutricional canina na Universidade do Kentucky em Lexington, 2004. Continuou a sua Formação na Universidade do Kentucky como cientista pós doc, na área do metabolismo dos nutrientes em animais em envelhecimento. O Dr. Zanghi continuou a sua investigação na área de nutrição felina, nas áreas da composição corporal, sono, cognição, comportamento e hidratação para melhor compreender como a nutrição pode manter a saúde geral em animais adultos e seniores.

Sobre o PURINA INSTITUTE

O Purina Institute é uma organização profissional global com a missão de desenvolver a ciência nutricional para que os animais de companhia vivam vidas mais longas e felizes. Como voz da ciência Purina, o Purina Institute representa uma equipa diversificada de mais de 500 cientistas e especialista da área animal, em todo o mundo. O Purina Institute partilha a investigação pioneira e as últimas descobertas científicas para que os médicos veterinários e outros profissionais possam incluir o tema de nutrição como base das suas conversas com tutores
Descubra mais sobre a ciência Purina em www.purinainstitute.com

Sobre a Nestlé

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.
Alinhada com o compromisso global da Companhia de chegar a 2025 com 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis, também em Portugal no período de um ano, a Nestlé conseguiu eliminar todos os plásticos de uso único nas suas instalações, estando a fazer o mesmo nas instalações dos seus clientes do canal HORECA. No total foram já eliminadas, em 2019, 150 toneladas de plásticos ao longo de toda a sua cadeia de valor. A Nestlé tem vindo a reduzir o impacto das suas operações no meio Ambiente, tendo em 2019 consolidado o objetivo de zero resíduos enviados para aterro, reduzido em 12% o consumo de água, em 4,4% o consumo de energia e em 7% as emissões de gases com efeito de estufa.

1 Bousquet, P.J., Chinn, S., Janson, C., Kogevinas, M., Burney, P., & Jarvis, D. (2007). Geographical variation in the prevalence of positive skin tests to environmental aeroallergens in the European Community Respiratory Health Survey I. Allergy, 62, 301-309. Doi: 10.1111/j.1398-9995.2006.01293
2 Zahradnik, E., & Raulf, M. (2017). Respiratory allergens from furred mammals: environmental and occupational exposure. Veterinary Sciences, 4, 38. Doi: 10.3390/vetsci4030038

Miau Magazine
Author: Miau Magazine

teste

- Advertisment -

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome