Vai acolher um gatinho ou cachorro? Eis cinco conselhos para ser um tutor responsável

Royal Canin vai estar presente no Pet Festival com conselhos essenciais de saúde e cuidados

0
253

No maior evento português dedicado aos animais de estimação – o Pet Festival – que se realiza entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), a Royal Canin convida todos os tutores e amantes de animais de estimação a testar os seus conhecimentos sobre os seus amigos de quatro patas, através de jogos interativos.

“Cada animal de estimação é único e tem necessidades específicas e o primeiro ano é vital para que os gatinhos e cachorros se desenvolvam de forma saudável. Para acolher um animal de estimação em sua casa e na sua família e ser um tutor responsável é preciso, antes de mais recolher informação sobre as especificidades do animal que vai acolher, sobre o que precisa de preparar para a sua chegada e aconselhar-se junto do médico veterinário para saber quais os cuidados de saúde e alimentação que lhe deve proporcionar. Isto, para além de ponderar outros aspetos importantes, como a disponibilidade de tempo e a disponibilidade financeira que essa decisão implica”, destaca Thierry Correia, médico veterinário do departamento de comunicação científica da Royal Canin.

Antes de acolher um cachorro ou gatinho é preciso obter informação sobre as especificidades do animal (Foto: Vitor Souza, Rio de Janeiro, Brasil (enviada para o Best CATographers 2019, 1º Concurso Internacional de Fotos de gatos da MIAU Magazine)

Nos primeiros anos de vida, os gatinhos e os cachorrinhos são vulneráveis, pelo que necessitam de um lar seguro que possam explorar com confiança. Precisam também de uma alimentação adaptada que fortaleça o seu sistema imunitário e os ajude a crescer fortes e saudáveis.

A implementação de rotinas, os treinos e exercícios, sempre com reforço positivo, também serão essenciais para que tenham uma vida calma e criem laços fortes com os tutores. E, muito importante, as visitas regulares ao médico veterinário são essenciais não só nos primeiros anos, como ao longo de toda a vida, de forma a acompanhar o seu desenvolvimento e prevenir problemas de saúde.

Para garantir um acolhimento saudável e responsável destes verdadeiros membros da família, a Royal Canin partilha os cinco conselhos fundamentais a seguir:

Adapte o seu lar – As primeiras experiências no lar são cruciais para o seu animal de estimação e têm um impacto ao longo da sua vida. Será importante adquirir uma série de elementos, como um bebedouro e comedouro, jogos e brinquedos, caixa transportadora e uma cama confortável. Se vai acolher um gatinho tente estabelecer 4 zonas da casa nas quais se possa mover com tranquilidade – zona da comida, caixa de areia, brincar e zona de descanso. É ainda importante ter uma estrutura de arranhar e um poste de escalar. No caso do cachorrinho, vai precisar de uma coleira ou peitoral, bem como trela e sacos de higiene, além de distinguir também as zonas de comer, brincar e a de dormir;

Estabeleça rotinas – Os cães precisam de rotinas e horários fixos, que devem ser mantidos nos passeios e também às refeições, isto vai ajudá-los a reduzir a ansiedade. Já os gatos, como têm o hábito de comer pouca quantidade de cada vez e várias vezes ao dia (incluindo durante a noite), devem ter a sua quantidade diária de alimento seco à disposição. Para ambas as espécies é importantíssimo respeitar a dose diária recomendada e aconselhada pelo médico veterinário – um hábito essencial a aplicar desde os primeiros dias de vida e ao longo do seu desenvolvimento, uma vez que a longo prazo estas rotinas evitam problemas de excesso de peso e obesidade e as questões de saúde a eles associadas.

Visite o veterinário – A primeira visita ao veterinário, pouco depois de ter recebido o seu gatinho ou cachorrinho em casa, é crucial. Um check-up completo, com vacinas e desparasitação, bem como conselhos de nutrição, educação e saúde são fundamentais para garantir que, enquanto tutor, está preparado para dar ao seu animal de estimação os cuidados de que necessita. Deve ter sempre à mão o número do seu médico veterinário em caso de emergência e estabelecer visitas regulares, pelo menos uma vez por ano.

Escolha o alimento certo para o seu animal – O segredo da saúde do seu animal de estimação está naquilo que lhe põe na taça. Cada animal de estimação é único e tem necessidades específicas, de acordo com a sua espécie, idade, peso, raça, estilo de vida e estado de saúde. O alimento deve ser escolhido de acordo com as características do animal de estimação e ser adaptado à medida que as suas especificidades mudam – à medida que envelhece, quando passa por uma esterilização, quando algo na sua saúde se altera, etc.

Promova a atividade física – Os nossos gatinhos e cachorrinhos precisam de exercício físico, que, além de promover o bem-estar e saúde, queima energia e ajuda a fortalecer os laços com os seus tutores. No caso do cão é essencial fazer pelo menos dois passeios de 30 minutos por dia e promover jogos e exercícios que contribuirão para o seu desenvolvimento. No caso dos gatos, deve estimular o instinto predador com brinquedos adaptados e evitar brincar com as mãos para evitar arranhões e mordidelas.

Todos os anos o Pet Festival  reúne cerca de 35.000 visitantes, contando com cerca de 160 expositores, vários workshops, concursos e exposições.

Nestes três dias de evento, a Royal Canin irá promover desafios no seu stand e distribuir presentes.

O tutores que ganharem os dois jogos do stand acertando em todas as perguntas poderão ganhar uma medalha personalizada com o nome do seu animal de estimação.

Sobre a Royal Canin Iberia

A Royal Canin trabalha há mais de 50 anos com o objetivo de construir um mundo melhor para os animais de estimação. A intenção da marca é seguir esta linha, inovando cada vez mais nos próximos 50 anos, sempre com os gatos e os cães no centro da sua atividade. O foco na saúde através da nutrição e a qualidade são os elementos chave para continuar a dar respostas nutricionais adequadas a cada animal de estimação.

Miau Magazine
Author: Miau Magazine

- Advertisment -

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome