Se tem vontade de passear o seu gato à trela mas não sabe como, então esta informação é para si. Passear um gato com trela pode ser uma experiência enriquecedora para o dono e para o gato ou pelo contrario uma experiência “a não repetir”, tudo depende do modo como é realizada.
Uma coisa é certa: vai precisar de tempo, bom senso e muito carinho.
É necessário para o bem estar do meu gato leva-lo à rua?
Não é necessário, mas é um modo de proporcionar vivências ao gato que podem ser enriquecedoras. Nem todos os gatos beneficiam de um passeio. Se tem um gato particularmente tímido não é recomendável que o leve a passear. Mas se pelo contrário tem um gato sociável e curioso que adora estar à janela, então pense no assunto. Só devem ir á rua gatos vacinados e desparasitados com um protocolo adequado, já esterilizados e com microchip.
A melhor idade para ensinar o seu gato a ir à rua é por volta dos 6 meses, mas nunca é tarde para começar!
Dicas úteis
- Nunca passeie o seu gato com coleira, mas sim com um peitoral;
- Adquira um peitoral seguro, de preferência que tenha uma união em cima e em baixo. Para prevenir imprevistos tenha o peitoral identificado com o seu numero de telefone
- Deixe o peitoral ao alcance do gato cerca de 2 dias antes, para que ganhe o cheiro do seu gato, e inclusive use a parte da trela como brinquedo.
- O passo a seguir é colocar o peitoral no gato, faça-o ainda em casa e deixe o seu gato com ele durante vários períodos.
- Quando sentir que o seu gato já está habituado e confortável com a situação então junte a trela e deixe-o andar em casa com a trela pendurada.
- Ainda dentro de casa comece a passear à trela. Esta fase é delicada pois os gatos detestam sentir-se presos.
- Evite que ele o puxe mas também deve evitar puxa-lo. Associe estas experiências a estímulos positivos com a administração de biscoitos e muita brincadeira. Este processo de adaptação ao peitoral pode demorar semanas, mas é essencial para que a fase seguinte corra da melhor forma.
- Escolha um lugar seguro onde não circulem cães, onde não exista muito ruído por perto nem muita agitação. Conheça primeiro o lugar sem a presença do seu gato.
Vamos à rua!
Até chegar ao local onde vai passear o seu gato, deve leva-lo dentro da transportadora para evitar encontros com cães e mesmo com outras pessoas. Uma má experiência pode assustar o gato e comprometer a sua aprendizagem.
Uma vez chegados ao local eleito para o passeio, segure bem a trela e abra a transportadora. Deixe o seu gato sair por ele, não o force. Se após 30 minutos o seu gato não sair da transportadora, regresse a casa e volte a tentar mais tarde.
Depois do gato sair da transportadora deixe-o explorar a zona, provavelmente aos poucos o gato vai querer fazer o reconhecimento do local. Mais uma vez evite puxar o seu gato mas também não permite que ele o puxe. Associe recompensas a este processo. Tente voltar sempre ao mesmo local, pelo menos até sentir que o seu gato está confiante.
Bons passeios e bons momentos felinos!
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
Obrigado
Manuela Silva
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva