Vila Franca de Xira vai ter cuidadores das 95 colónias de gatos

Gatos errantes ou abandonados passam a ser tratados por cidadãos em articulação com o Município.

0
724

As colónias de gatos sinalizadas pelo Serviço Médico Veterinário Municipal, vão contar com cuidadores que passam a ficar responsáveis por alimentar os animais.

A notícia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, durante a aprovação, por unanimidade, do projecto de criação de um novo regulamento municipal de higiene e limpeza pública do município, que vai estar em discussão pública. 

Através desta medida, os cidadãos que já alimentam as colónias de gatos poderão, agora, fazê-lo de forma oficial, em articulação com o município.

Estas pessoas ficarão responsáveis, não apenas por alimentar os animais, mas também por limpar os espaços onde estes comem e sinalizar animais que possam ser portadores de doenças.

De acordo com a notícia publicada em O MIRANTE Alberto Mesquita refere que esta é uma solução que promove o bem da maioria, tornando “as pessoas mais responsáveis”.

O princípio fundamental do novo regulamento é despertar mudanças de atitudes na comunidade e a adopção de comportamentos cívicos dos cidadãos orientados para a higiene pública.

O serviço veterinário tem sinalizado no concelho 95 colónias de gatos, já tendo sido esterilizadas as gatas de 45 dessas colónias.

Author: Miau Magazine

Deixe uma resposta

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome